Blog do Prisco
Destaques

BRDE apresenta na Defesa Civil programa de ajuda aos municípios

O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, reuniu-se nesta quinta-feira (18) com o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Luiz Armando Schröeder, e representantes da Defesa Civil de Santa Catarina, para apresentar detalhes do Programa Sul Resiliente, voltado a oferecer recursos para projetos que visem à melhoria dos municípios, especialmente na infraestrutura para prevenção de eventos naturais extremos (inundações, alagamentos, deslizamentos de terras, dentre outros). O programa é fruto de um contrato entre BRDE e Banco Mundial no valor de 89,6 milhões de euros (cerca de R$ 515 milhões), para novos financiamentos na região Sul do país, onde o BRDE atua.
Kleinübing destacou o compromisso do banco com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades. “Ao unir forças com o Banco Mundial, o BRDE reafirma seu compromisso de ser um agente catalisador de desenvolvimento. O Programa Sul Resiliente é uma expressão concreta de nossa missão de apoiar os municípios na construção de cidades mais preparadas e seguras para enfrentar desastres naturais e eventos extremos. Estamos empenhados em fortalecer a infraestrutura, promover o planejamento adequado e garantir a capacitação das comunidades locais”, declarou Kleinübing.
O acordo financeiro com o Banco Mundial tem como propósito também oferecer aos municípios a oportunidade de utilizar o empréstimo para a elaboração de projetos executivos, como mapeamento de risco e planos de contingência, treinamento de servidores municipais ou aquisição de sistemas e equipamentos para monitoramento de risco. “Esse é um passo importante na política de diversificação das fontes de recursos implementada nos últimos anos pelo BRDE. A linha de crédito beneficiará uma seleção de municípios, incluindo aqueles de pequeno e médio portes, aproveitando a capilaridade do BRDE neste território. Os beneficiários finais do projeto serão as famílias que vivem em áreas de risco de desastres e contempladas pela intervenção dos projetos municipais integrados de resiliência urbana”, destacou Kleinübing.
O BRDE, atuando como interlocutor, conduzirá a análise técnica, financeira e fiscal dos municípios interessados em aderir ao financiamento, abrangendo prefeituras nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. “Essa visita foi muito importante para alinhar e estabelecer alguns critérios entre BRDE e Defesa Civil com o objetivo de atender os municípios que serão enquadrados a receber os recursos. Teremos reuniões futuras para alinhar mais ações e em breve possamos juntos contribuir na prevenção em Santa Catarina, estado que mais sofre com eventos climáticos no Brasil”, ressaltou Armando.
A parceria entre BRDE e Banco Mundial alinha-se às recentes operações celebradas com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), evidenciando o empenho em direcionar recursos para o desenvolvimento sustentável e resiliente das regiões abrangidas.