Blog do Prisco
Notícias

BRDE e EMBRAPII assinam convênio para financiar projetos inovadores na Região Sul

Banco vai financiar iniciativas já aprovadas pela EMBRAPII para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e a Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (EMBRAPII) assinam, no próximo dia 17 de maio, um convênio para facilitar o financiamento de projetos inovadores já aprovados pelos polos e unidades credenciadas da EMBRAPII e aptos a receber recursos da entidade.

A cerimônia de assinatura acontece durante a Jornada da Inovação e Competitividade da Indústria da FIESC, no auditório da entidade. O evento vai contar com a participação dos diretores do BRDE em Santa Catarina, Neuto Fausto de Conto e Renato de Mello Vianna, além do presidente da EMBRAPII Jorge Guimarães, do presidente da FIESC Glauco Côrte e dos executivos do BRDE e EMBRAPII, além de empresários de toda SC.

A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas (Unidades) em várias regiões do País. A EMBRAPII oferece recursos financeiros não-reembolsáveis para a implantação de projetos de PD&I em parceria com empresas. O apoio financeiro aos projetos se dá pela subvenção de até 1/3 das despesas dos projetos aprovados, enquanto o restante do valor será dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Atualmente, há 27 Unidades em operação.

O acordo da EMBRAPII com o BRDE vai permitir que empresas inovadoras da Região Sul, especialmente pequenas e médias, tenham acesso a capital para investir a contrapartida faltante e completar o valor total do projeto. “O papel do BRDE é oferecer crédito de longo prazo por meio do programa BRDE Inova, que prevê condições diferenciadas de financiamento, para estes projetos que já foram analisados pelas unidades da EMBRAPII e que já demonstraram um elevado potencial inovador”, explica Nelson Ronnie dos Santos, superintendente do BRDE em Santa Catarina.

O presidente da EMBRAPII afirma ainda que, ao compartilhar riscos de projetos com as empresas por meio da divisão dos custos do projeto, a entidade estimula o setor industrial a inovar e ser mais competitivo. E a parceria com o BRDE será um elemento especial para estimular ainda mais a participação efetiva do segmento industrial da Região Sul no esforço de ampliar a inovação em projetos de P&D das próprias empresas.

Serviço

O que: Assinatura de convênio BRDE e EMBRAPII

Quando: 17/05 – 9h

Local: Auditório da FIESC