Blog do Prisco
Coluna do dia

Brigas e picuinhas

Nossas colunas, o blog e os espaços televisivos e de redes sociais do colunista têm acompanhado e tentado esmiuçar as picuinhas e brigas políticas em tempos de quarentena.

Muito já falamos e escrevemos sobre o assunto. Quando, na verdade, deveríamos estar observando e então abordando a convergência dos interesses sociais também entre as autoridades. Não é hora para tentar se viabilizar politicamente ou para desestabilizar adversários.

Nessa linha de raciocínio, ficou muito bem encaixada a resposta que Moisés da Silva deu a Jair Bolsonaro, depois que o primeiro fez vazar um vídeo com críticas nominais ao governador do estado.

“Minha história pessoal teve esse papel, de salvar pessoas (ele é Bombeiro aposentado). Não vou mudar meu foco, sou aliado dele (Bolsonaro), apesar de todos termos contribuído na campanha não é momento para palanques, para este tipo de discussão,” cravou o catarinense.

 

O que é importante

 

Resta saber agora se haverá (dever haver, pelo perfil dele) reação presidencial à equilibradíssima fala de Moisés, que não entrou na provocação de Bolsonaro.

Porque o que interessa, de fato, à população é controlar o coronavírus para que se evitem muitas mortes no Brasil e, paralelamente, garantir a retomada da economia e a manutenção de empresas e empregos que ainda não desapareceram. É isso que importa, verdadeiramente, neste abril e 2020.

 

Nuances

 

Registre-se que esta foi a primeira vez que Moisés da Silva reagiu publicamente ao presidente Jair Bolsonaro em um contexto político e de objetividade frente à crise.

É bem provável que a indiferença do inquilino do Planalto para o da Casa d’Agronômica possa aumentar, tornando-se algo muito próximo de um enorme bloco de gelo. Por outro lado, é fato também que já passou da hora de Bolsonaro atender as reivindicações de governadores e também de prefeitos, todos, de alguma forma, escanteados em função das picuinhas eleitoreiras.

 

FRASE

“Estão soltando até estupradores de crianças, por estarem no ‘grupo de risco’. Eu pergunto: esses abusadores ficarão em isolamento com as crianças da família? Que Justiça é essa? Se um cão desses violentar uma criança, os magistrados responderão como partícipes?” Deputada estadual por SP, Janaina Pascoal, indignada, com razão, face à soltura de vários presos país afora

 

Insalubridade

 

Começou a tramitar na Câmara dos Deputados projeto de lei para garantir adicional de insalubridade para profissionais de saúde em hospitais que atendem pacientes com o novo coronavírus. Pensando no profissional de segurança pública, o presidente da Aprasc, João Carlos Pawlick, vai acionar a bancada catarinense em Brasília para que os policiais e bombeiros militares também sejam incluídos em projeto de lei e possam receber esse benefício, afinal junto com os profissionais de saúde, são os agentes de segurança que mais estão expostos nesse período de pandemia do Covid-19.

 

Filiação

 

O MDB de São José anunciou a filiação do vereador Edilson Vieira, o Nino, atual 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Josefense, que estava no PSDB. O parlamentar é um dos mais importantes reforços adquiridos pelo partido este ano, dentro do projeto de construção de uma forte nominata de pré-candidatos a vereador, requisito considerado fundamental para obtenção de um resultado positivo nas eleições marcadas para outubro.