Blog do Prisco
Notícias

Brusque recebe Cristovam Buarque na próxima segunda-feira

Senador será o palestrante do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas

O senador e professor Cristovam Buarque estará em Brusque na próxima segunda-feira, 18 de setembro, para a segunda conferência magna que integra o Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, realizadas para marcar o Bicentenário da Independência do Brasil.

Na oportunidade, Buarque falará sobre o tema ‘Educação, Prioridade Nacional: Um Imperativo!’. A conferência será realizada às 19 horas no Teatro do Centro Empresarial de Brusque.

O Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas foi idealizado pelo historiador Paulo Vendelino Kons e conta com o apoio de diversas entidades do município, como a Casa de Brusque, o Instituto Aldo Krieger (IAK), a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) e as Igrejas Católica, Evangélica Luterana e o Conselho de Pastores de Brusque, além do Hotel Gracher. O objetivo é ofertar, gratuitamente, um ciclo de sete Conferências Magnas Temáticas, marcando cada ano que falta para o Bicentenário.

Cristóvam Buarque Brusque

O projeto teve início em 2016 e segue até 2022. “Dar a devida importância a datas comemorativas, como a efeméride do Bicentenário da Independência do Brasil, gera grande potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. E celebração à altura desse acontecimento vai permitir não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro”, enfatiza Kons.

A Conferência Magna inaugural foi ministrada por Dom Bertrand de Orleans e Bragança, sob o tema ‘A Monarquia na construção do Brasil independente’, em novembro de 2016. E os temas para os próximos anos já estão definidos: ‘Fé e Cultura’ (2018), ‘Desenvolvimento Sustentável’ (2019), ‘A Arte da Política e da Administração’ (2020), ‘Aldeia Global’, ‘Nossa Casa Comum!’ (2021) e ‘Desafios e Perspectivas para o Brasil’(2022).

“Assim, oportunizamos uma profunda reflexão sobre a trajetória histórica dos 200 anos do Brasil independente, para que os brusquenses repensem a formação do país e de suas instituições e reflitam sobre os percursos e percalços ocorridos ao longo dos séculos. Trata-se de oportunidade singular para discutir um projeto estratégico de nação. Queira Deus que o Bicentenário seja uma ocasião para reafirmar o compromisso com a democracia, por meio do diálogo, e da busca incansável pela paz, para construirmos juntos um Brasil fraterno e justo”, explica Kons.

Programação

 Dia 18 de Setembro de 2017

9h –  RECEPÇÃO pela Direção, Corpo Docente e Discente e a orquestra do Colégio Cônsul Carlos Renaux ao senador professor Cristovam Buarque, no limiar dos 500 Anos da Reforma Luterana. A escola foi fundado em 20 de abril de 1872, pelo pastor Johann Anton Heinrich Sandreczki

10h –  VISITA do senador professor Cristovam Buarque à Faculdade São Luiz, recebido pela Direção, Corpo Docente e Discente. A Faculdade São Luiz remonta ao  dia 20 de fevereiro de 1933, uma segunda-feira, quando às 8h30min, no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque/SC, foi ministrada a aula inaugural do primeiro Curso Superior de Filosofia em Santa Catarina, proferida pelo Pe. Prof. Dr. Roberto Bramsiepe, SCJ, que viera da Alemanha para esta finalidade. Juntamente com o tradiconal Colégio São Luiz, a Faculdade integra o projeto educativo da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, presente em Brusque desde  5 de agosto de 1904.

12h –  ALMOÇO, por adesão,  no Restaurante da Sociedade Esportiva Bandeirante

16h30min – Café da Tarde e Coletiva de Imprensa

Local: Salão de Café do Hotel Gracher, tradição de bem hospedar desde 1905

(Avenida Cônsul Carlos Renaux, nº. 56 – Centro de Brusque)

18h15 – O senador professor Cristovam Buarque autografa seu mais recente lançamento “Mediterrâneos Invisíveis”, no foyer do teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque – CECSB

19h – CONFERÊNCIA MAGNA: “EDUCAÇÃO, PRIORIDADE NACIONAL: UM IMPERATIVO!

Local: Teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque – CECSB

I – Saudação ao senador  professor Cristovam Buarque – advogado e professor Ricardo Vianna Hoffmann, presidente da Sociedade Amigos de Brusque

II – Contextualização histórica da Educação em Brusque e região – historiador Paulo Vendelino Kons

III – Apresentação do Conferencista – Dra. Danielle Mariel Heil, secretária executiva do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas (05min)

IV – Conferência do senador professor Cristovam Buarque “EDUCAÇÃO, PRIORIDADE NACIONAL: UM IMPERATIVO!