Blog do Prisco
Notícias

Buligon anuncia ChapecóTec em bate-papo com a CDL Jovem

Os candidatos da Coligação Somos Todos Chapecó (DEM, PEN, PMN, PP, PR, PRB, PROS, PSB, PSD, PSDB, PSL, PTB e SOLIDARIEDADE), Luciano Buligon (PSB) e Elio Cella (PR), participaram do Bate-papo com os Candidatos à Prefeitura de Chapecó, evento organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL Jovem de Chapecó, na última segunda-feira no Auditório da entidade.

 

Buligon reforçou o papel do poder público, umas das ‘pás’ da tríplice hélice do desenvolvimento econômico sustentável. De acordo com o prefeito e candidato à reeleição, “o único caminho a ser trilhado para o desenvolvimento econômico é a tecnologia e a inovação. Estamos indo por ele e vamos intensificar as ações”, disse lembrando que as duas outras ‘pás’, academia e iniciativa privada, são as que devem puxar as ações para materializar o desenvolvimento. Ao Poder público cabe fomentar e incentivar aquilo que lhe cabe e “nunca atrapalhar”.

 

Em vídeo com 5 minutos, Luciano Buligon anunciou as propostas da Coligação Somos Todos Chapecó contidas no que denominou “ChapecóTec”. A proposta conta em o embasamento legal necessário, desde o final de 2013, quando foi editada a Lei Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação. Ali foi estabelecida uma nova política municipal de Incentivo ao segmento, prevendo incentivos fiscais, estímulos materiais e a criação do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação.

 

Concretamente está em andamento a construção do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, próximo à Unochapecó, em área de 9.580 m2, doada pela Prefeitura. O prédio administrativo de 3.100m2, orçado em R$ 7,2 milhões, conta com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Catarinense de Inovação (PCI), parcerias da Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Acic, Inova@SC e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. No total, o Chapecó@ custará R$ 46 milhões. Na Água Santa, o Município projeta um Distrito Tecnológico em uma área com aproximadamente 200 mil m2, equivalente a do Parque da Efapi.