Blog do Prisco
Coluna do dia

Buligon assina no DEM

A festa para a filiação do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, ao DEM já tem até data pré-agendada. Será no dia 12 de abril, conforme informações de bastidores. Nesta quarta-feira, o líder oestino esteve em Brasília conversando com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com o presidente nacional do partido, o também prefeito, só que de Salvador, ACM Neto.

Os dois líderes nacionais devem marcar presença na filiação de Buligon, que será em Chapecó, numa sexta-feira à noite. Presidente da seção estadual do Democratas, João Paulo Kleinübing, participou das conversas.

O catarinense foi muito bem recebido tanto por Maia quanto por ACM Neto. Os dois enalteceram sua liderança e projeção política. Antônio Carlos Magalhães Neto revelou que já conhecia Luciano Buligon em função da tragédia da Chapecoense. O baiano lembrou que o episódio o emocionou muito e cumprimentou o chapecoense pela atuação firme e a condução daquele processo tão delicado.

 

Fortalecimento

Já Maia comentou que, na semana passada, em Caxias do Sul, em evento partidário, ele afirmou aos companheiros que a chegada do prefeito de Chapecó seria muito importante para reforçar o DEM em Santa Catarina.

 

Cortesia

Depois das reuniões com Maia e ACM Neto, Buligon fez uma visita a Esperidião Amin. O senador convidou o prefeito para assinar ficha no PP. O alcaide de Chapecó deu satisfações a Amin, avisando que tinha estado com Maia e ACM Neto. Disse ao pepista que ainda não se decidiu. Irá conversar com as lideranças do Oeste, prefeitos, vereadores para bater o martelo.

 

Martelo batido

Nas conversas reservadas entre lideranças do DEM, contudo, o embarque de Buligon é dado como certo.

 

Articulação

Um dos desdobramentos da agenda recente do governador em Tubarão será um encontro, na próxima terça-feira, 19, envolvendo Moisés da Silva e os presidentes das 21 associações de municípios de Santa Catarina.

Tudo articulado pelo prefeito de Tubarão e presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Joares Ponticelli. Moisés da Silva, embora tenha nascido em Florianópolis, construiu sua vida profissional e familiar na Cidade Azul. Na agenda sulista, Moisés e o prefeito trocaram vários elogios.

 

Vácuo

A reunião será para se discutir como serão as relações entre o Centro Administrativo e as prefeituras,  notadamente no que tange aos encaminhamentos burocráticos dos  convênios firmados por Estado e cidades catarinenses. Com o fim das Agências Regionais, o quadro ainda não está claro e gera muitas dúvidas entre gestores municipais. Além da articulação de Ponticelli, quem vem desempenhando papel estratégico por parte do governo é o secretário da Casa Civil, Douglas Borba.

 

Meio-campo

O deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) integra a equipe de linha de frente do presidente Jair Bolsonaro, no Congresso Nacional. Após ter a nomeação publicada no Diário Oficial da União, o parlamentar tomou posse oficialmente na tarde desta terça-feira, 12, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

 

Desafio

Peninha é o único catarinense a compor o time de sete parlamentares, escolhidos a dedo pelo presidente, e que têm a deputada Joice Hasselmann (PSL/SP) como líder. A missão deles é representar o governo federal no Congresso. O maior desafio do grupo é articulação em torno da Reforma da Previdência.