Blog do Prisco
Coluna do dia

Buligon e Maldaner

Depois que o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, anunciou o apoio a Jair Bolsonaro na corrida presidencial, o que lhe rendeu a expulsão do PSB, outro alcaide da região Oeste vai assumir publicamente que trabalhará pelo presidenciável do PSL. Prefeito de Xanxerê, base política original de Gelson Merisio, Avelino Menegola também anunciará respaldo a Bolsonaro.

Além dos dois do Oeste, Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão e ex-presidente da Alesc, do PP, partido coligado com o PSD de Merisio, é outro que está pedindo votos para Jair Bolsonaro e que reforçará essa posição nesta reta final do primeiro turno. Trocando em miúdos: Buligon abriu a porteira para o estouro da onda Bolsonaro na coligação de Gelson Merisio.

Buligon está sendo o grande personagem das eleições nos últimos e decisivos dias. Está cumprindo papel semelhante a outro político do Oeste: Casildo Maldaner há 16 anos. Em 2002, Maldaner era senador e candidato à reeleição. No primeiro turno, combinado com Luiz Henrique da Silveira, o ex-senador declarou apoio ao Lula da Silva.

 

Transferência

Foi um movimento decisivo para a vitória surpreendente de LHS naquele pleito. Resta saber se o gesto de Buligon em 2018 vai transferir os votos dos eleitores de Bolsonaro para Gelson Merisio na mesma proporção que beneficiou Luiz Henrique lá em 2002. A única diferença: Casildo Maldnaer era senador e candidato à reeleição. Luciano Buligon é prefeito, segue no exercício do mandato e não disputa estas eleições. Outro ponto: Carlos Moisés é o candidato do PSL ao governo.

 

Nulidade

O percentual de eleitores aptos a deixa de escolher um nome ou uma legenda para representá-lo na Câmara dos Deputados vem aumentando. Em 2002, dos eleitores que compareceram às urnas, a soma dos votos em branco e dos nulos foi de 8%. Em 2014, chegou a 15%, quase o dobro.

“Votar branco ou nulo significa invalidar o voto. Hoje em dia, não há diferença entre votos brancos e nulos, eles simplesmente são votos inválidos”, diz o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Roberto Pontes.

 

Eleição na OAB

Já anunciado como pré-candidato à presidência da OAB/SC, cujas eleições ocorrerão em novembro próximo, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Marcus Antônio Luiz da Silva, marcou para o próximo dia 27 um evento de comemoração do aniversário da CAASC, em que lançará livro celebrando os 70 anos da instituição.

 

Data e local

Causou estranheza aos convidados o fato de já ter transcorrido mais de sete meses da data de aniversário (5 de fevereiro) e de a festa estar sendo feita em famoso clube da Capital – que outrora sediou lançamentos de várias candidaturas à presidência da instituição – e não na sede da OAB/SC, o que não traria custos para a CAASC. Diante disso, o advogado Jefferson Kravchychyn, que seria um dos homenageados, na condição de ex-presidente da CAASC, avisou que não comparecerá por entender que a coincidência da data com o início do período eleitoral na OAB não recomenda este tipo de comportamento.