Blog do Prisco
Notícias Últimas

Buligon recebe o Título de Cidadão Catarinense

Sou Catarinense com muito orgulho e muito amor”. Emocionado, o prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon, entoou o canto dos barrigas verdes, ao receber o Título de Cidadão Catarinense na noite desta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Nascido no Rio Grande do Sul, o gaúcho de Tenente Portela se emocionou ao receber a homenagem. A sessão solene, especial para a entrega da honraria à Buligon, iniciou as 19h e contou com a presença dos deputados da casa, familiares e amigos.

Conforme Altair Silva (PP), autor do projeto, é difícil listar todas as ações do prefeito em prol da gente de Chapecó e de Santa Catarina. “É difícil elencar, uma a uma, todas as razões que por justiça fazem este notável cidadão ser agraciado com o Título de Cidadão Catarinense”, comenta o deputado.

Luciano Buligon cidadão 2
A sessão solene, especial para a entrega da honraria à Buligon, iniciou as 19h e contou com a presença dos deputados da casa, familiares e amigos

O deputado reitera que a noite foi um momento especial. “Estamos concretizando no dia de hoje essa grande homenagem pelo ser humano que o Buligon é, pela liderança, pelo bom exemplo, pelas boas pessoas que o acompanham. Queira Deus, que a caminhada de servir a humanidade deste ser humano, seja longa e profícua”. O parlamentar ainda completa, “é uma honra, uma distinção e um sentimento muito forte estar vivendo esse momento”, afirma Silva.  

A concessão do título foi proposição do deputado Altair Silva (PP), por meio do Projeto de Lei (PL) 106.0/2017, e contou com o apoio de 26 parlamentares. O PL foi aprovado por unanimidade em plenário no mês de maio e sancionado no dia 5 de junho de 2017 pelo Governador do Estado se tornando lei através do número 17.163.

Histórico

Luciano José Buligon é natural de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, nasceu em 26 de janeiro de 1970, e é formado em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), em Bagé/RS, e especialista em Direito Constitucional.

Buligon saiu do Rio Grande do Sul e seguiu para Chapecó na década de 1980, onde iniciou sua trajetória profissional, casou-se com Lucia Müller, de Seara, e têm três filhos chapecoenses, Isabella, Camila e Hulian. Buligon foi suplente de deputado estadual de 2011 a 2014 e vice-prefeito em 2012. Foi secretário do governo em Chapecó e por anos procurador de diversos municípios. Em dezembro de 2015, assumiu o cargo de Prefeito de Chapecó, e em 2016 foi eleito com 61,74% dos votos.

Luciano Buligon também prestou um importante serviço na Colômbia, quando acompanhou mais de perto a tragédia, em novembro do ano passado, que vitimou 71 pessoas, entre elas quase toda a equipe da Associação Chapecoense de Futebol. Na oportunidade, o prefeito não embarcou com os demais, pois tinha uma reunião em São Paulo na qual trataria de parcerias público-privadas para Chapecó mas seguiu para a Colômbia onde auxiliou no reconhecimento dos corpos e nas questões burocráticas que precisavam ser resolvidas. Os momentos difíceis, só acabaram ao final do velório coletivo, realizado no gramado na Arena Condá, seis dias depois do acidente.

O deputado Altair Silva (PP) ressalta que a concessão desse Título é meritória e justa. “Buligon possui elevado espírito público, virtudes éticas, idoneidade moral e vasta e destacada atuação em benefício do Estado e da sociedade catarinense”, destaca o parlamentar.

Acesso a lei: http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2017/17163_2017_Lei.html

Foto>Ag. Alesc, divulgação