Blog do Prisco
Manchete

Caged: Município se mantém entre os melhores na geração de empregos

Jaraguá do Sul fechou o mês de maio com saldo negativo de vagas, mas mesmo com esta oscilação segue nas cinco melhores cidades na geração de postos de trabalho

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgou a atualização nesta semana seus números no País referente aos primeiros cinco meses. Santa Catarina manteve-se entre os melhores estados brasileiros com saldo positivo de vagas de emprego. De acordo com o último levantamento do Caged, o Estado, entre admissões (675.018) e demissões (615.646) registrou um saldo positivo de 59.372 vagas.

Neste contexto, Jaraguá do Sul está entre as cinco melhores cidades catarinenses na geração de emprego. A cidade até registrou um índice negativo de 119 vagas no mês de maio, mas a performance no acumulado do ano deixou a cidade no 5º lugar à frente inclusive de outros importantes centros do Estado como Florianópolis e Criciúma. A liderança do ranking estadual do Caged é de Joinville (saldo de 6488 vagas) seguida por Itajaí (5203).

Até o momento, a maior cidade do Vale do Itapocu registrou 16.016 admissões, 14.269 desligamentos com saldo positivo de 1747 vagas. Das admissões jaraguaenses feitas neste período o segmento da Indústria foi o que mais contratou sendo responsável por por 41,67% destas novas vagas. Na segunda posição ficou o setor de Serviços com 30,8%, seguido pelos setores do Comércio (21%), Construção Civil (6,4%) e Agropecuária (0,093%).

Incentivo à geração de emprego – Dentre as políticas voltadas à geração de emprego e renda, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Fiesc, lançou há alguns meses o Portal Jaraguá Mais Empregos no qual consta vagas profissionais disponíveis no Sine, além de cursos profissionalizantes ofertados pelo Sebrae. O portal pode ser acessado pelo link www.jaraguadosulmaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br, diretamente pelo site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br/emprego), e ainda pelo aplicativo “Jaraguá na Mão”.