Blog do Prisco
Manchete

Calendário afunilando tem semana decisiva para o MDB

Semana decisiva para o futuro do MDB. O partido, que é o maior do Estado, está absolutamente rachado. Se os bombeiros não entrarem no circuito com sucesso, as consequências podem ser terríveis para a sigla.
Não custa lembrar que em 2018, pela primeira vez em quase 40 anos, o Manda Brasa ficou fora do segundo turno da eleição para governador.
Na quarta-feira passada, minutos depois da eleição de Moacir Sopelsa, segundo decano emedenista na Alesc, perdendo apenas para Romildo Titon, o deputado federal Celso Maldaner, isolada e monocraticamente, assina a resolução interna confirmando as prévias do MDB.
A escolha do candidato será no dia 19 de fevereiro. As inscrições se encerram no dia 10, quinta-feira.

Tripé
Três nomes estão já inscritos. O próprio Maldaner, o prefeito Antídio Lunelli, e o senador Dário Berger. Que é um caso à parte. O modus operandi dos Berger para fazer político é digno de estudo de caso. O senador foi recebido pelo presidente e pelo vice nacional do PSB. Até aí, tudo bem. O fato é que se noticiou que Dário já estava com os dois pés no partido. Mas não se filia!

Esquerdista nato
A história agora é que ele quer disputar a prévia emedebista para atrair toda a esquerda catarinense ao seu “projeto”. Para dar panque a Lula da Silva em Santa Catarina.
Sim, cara-pálida, e a senadora Simone Tebet, confirmada como pré-candidata do MDB à presidência, como é que fica?

Esperteza
Sempre a mesma história. Os Berger querendo serem mais espertos do que a esperteza.
Só aqui no Estado Dário não engana mais ninguém. Lá fora, ainda há quem caia na conversa dele.

Quem?
A grande verdade é que o MDB não está nem aí para Dário Berger. Se ele disputar mesmo as prévias, perde até para um poste.

Reação
Um dia depois de publicada a resolução que confirmou as prévias, a bancada estadual do MDB divulgou uma nota. Respeitosa, mas firme.
Logo depois de uma agenda dos deputados estaduais, liderados por Moacir Sopelsa, com o governador Moisés da Silva.

Nome da bancada
Os parlamentares estavam decididos a irem ao palácio para formalizar o convite para o governador filiar-se ao MDB.
Deixaram claro que querem apoiar a reeleição de Moisés, desde que ele esteja nas fileiras emedebista.

Segue o baile
Celso Maldaner ignorou olimpicamente a nota da bancada estadual. Na sexta-feira, o presidente estadual nomeou a comissão eleitoral das prévias. É um quinteto composto de três advogados, mais o ex-senador Neuto de Conto e o ex-deputado federal Ronaldo Benedet.

Semana D
Por tudo isso é que a semana que se iniciou tornou-se decisiva. Com as prévias confirmadas até aqui, Moisés da Silva, está fora do MDB. O cidadão para disputar o certame interno tem que ter pelo menos seis meses de filiação. Ele é o nome preferencial da bancada estadual e está ficando inviabilizado na toada atual.

Perfil
O grande problema é que não há ninguém no MDB hoje com o perfil para administrar a crise já instalada e evitar que ela se torne uma hecatombe.
Luiz Henrique da Silva segue fazendo muita falta ao MDB. A Conferir os desdobramentos.