Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Câmara aprova projeto de Bauer que facilita legalização de empresas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6.698 de 2013 (Projeto de Lei 96 de 2012, na Casa de origem). Iniciativa do senador Paulo Bauer (PSDB), a matéria aperfeiçoa a disciplina da empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) e permite a criação de sociedade limitada unipessoal (SLU). O resultado prático será o aumento no número de empresários dentro da legalidade.

BAUER EMPREENDEDORISMO

AMIN DEU PARECER FAVORÁVEL

O parecer favorável do relator, Esperidião Amin (PP), teve aprovação unânime, a exemplo do quê já havia ocorrido com os pareceres anteriores nas comissões de Economia, Indústria e Comércio, também na Câmara, e na CCJ do Senado, em 2013.
Bauer promove alteração na Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), melhorando o texto original que previa a exigência de capital de 100 salários mínimos (R$ 78.800) para a constituição de uma EIRELI.
“Isso reduzia muito o número de empreendedores com condições para ter a própria empresa. Com essa mudança será possível que muito mais pessoas se dediquem à atividade empresarial. Além disso, a exigência de um capital mínimo contraria a abertura de novas empresas no País, seja porque não leva em conta o risco de cada atividade desempenhada pelo empreendedor, seja porque confunde as figuras do capital e do patrimônio líquido”, justifica o autor. O texto aguarda prazo regimental de cinco sessões ordinárias para eventuais pedidos de recursos. Se isso não ocorrer, o projeto passará pela redação final e ficará pronta para sanção presidencial.

Foto: Ag. Senado, divulgação

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Conexão entre Jorginho e Bolsonaro

Redação