Blog do Prisco
Destaques

Câmara aprova projeto relatado por Gilson Marques que desburocratiza e garante liberdade aos coworkings

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei que estabelece regras para o funcionamento de escritórios compartilhados, conhecidos como espaços de coworking.

O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pelo deputado Gilson Marques (NOVO-SC) ao Projeto de Lei 4747/24, de autoria do deputado Giovani Cherini (PL-RS). A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Segundo Gilson Marques, o objetivo central é evitar burocracias desnecessárias e encargos desproporcionais sobre os operadores desses espaços. “O novo texto afasta exigências excessivas ou típicas do poder público e reforça a autonomia contratual entre usuários e operadores, em respeito à livre iniciativa e à responsabilidade individual”, afirmou o parlamentar.

Principais pontos do projeto aprovado:
– O coworking poderá ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas, sem caracterizar sublocação.
– Usuários poderão registrar seus negócios em órgãos públicos com o endereço do espaço e receber correspondências e notificações oficiais.
– O operador terá a obrigação de proteger a privacidade das informações, avisar imediatamente sobre notificações recebidas e manter seus dados atualizados.
– O compartilhamento de informações com autoridades só ocorrerá mediante obrigação legal e requisição formal.
– O coworking não será responsável por obrigações fiscais, trabalhistas ou administrativas dos usuários, exceto em casos de vínculo de grupo econômico.

Se aprovado também pelo Senado, o projeto dará maior segurança jurídica ao setor de escritórios compartilhados, hoje em ampla expansão no Brasil.

Imagem: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Posts relacionados

Fórum Empresarial Brasil-Itália 2025 reúne lideranças em Florianópolis para ampliar negócios entre países

Redação

Deputada Daniela garante aprovação de projeto que proíbe desapropriação de imóveis invadidos

Redação

Alesc aprova proposta que simplifica abertura de empreendimentos em SC

Redação