Blog do Prisco
Destaques

Câmara de Vereadores de Itajaí apresenta Moção de apoio ao programa Universidade Gratuita

Documento em favor das universidades comunitárias foi aprovado na sessão desta quinta-feira, 16

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira, 16, a Moção nº 6/2023 que solicita apoio ao Programa Universidade Gratuita do Governo do Estado de Santa Catarina.

O documento em favor das universidades comunitárias foi aprovado com 16 fotos favoráveis e será enviado ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), deputado Mauro de Nadal. A moção solicita a colaboração da Alesc na tramitação e aprovação do projeto de lei para ampliação do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), por intermédio do novo Programa Universidade Gratuita.

Univali CVI 17-03-2023 (2).jpgFotos: Felipe da Costa/CVI

 

A proposta, apresentada pelo Governo do Estado, tem o objetivo de garantir o acesso e a permanência de estudantes no ensino superior em universidades comunitárias de Santa Catarina.

“O documento elaborado pela Câmara de Vereadores de Itajaí destaca a importância das universidades comunitárias para o desenvolvimento social e econômico do Estado, considerando que este modelo de instituição reinveste o que arrecada na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como na prestação de serviços, com destaque para as áreas da saúde e jurídica, o que resulta na melhoria da qualidade de vida da comunidade. A Universidade do Vale do Itajaí está extremamente honrada com o apoio da Câmara de Vereadores de Itajaí neste momento decisivo para o ensino superior de Santa Catarina”, destacou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho (C, de terno e gravata na foto de capa).

As instituições de ensino comunitárias de Santa Catarina, pertencentes ao Sistema Acafe, atendem mais de 100 mil estudantes e contam com mais de 10 mil professores e 7 mil técnicos administrativos envolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nas 14 instituições da Acafe são ofertados 710 cursos de graduação, 95 mestrados e 41 doutorados.