Blog do Prisco
Notícias Últimas

Câmara de Vereadores de São José rejeita criação da Comissão de Integridade e Transparência Pública

Foi rejeitado nesta quarta-feira (24), requerimento de autoria do Vereador Cryslan (NOVO), para criação de uma Comissão Especial de Integridade e Transparência Pública na Câmara de Vereadores de São José.
Votaram contra os vereadores Alexandre Cidade, Alini da Silva, Toninho da Educação, Binho Goulaert, Constâncio Neto, Jair Costa, Matson Cé, Mauro Fiscal, Nardi Arruda, Rodrigo Andrade e Sanderson de Jesus. Causou estranheza especialmente o voto de 5 vereadores que foram coautores do projeto: Alexandre Cidade (MDB), Cleber Fabiano Goulart (PSD), Constâncio Maciel (DEM), Jandir da Rosa(POD), Rodrigo de Andrade (PSD).

“A comissão, além de ter o papel de fiscalizar as ações de transparência do poder público, fiscalizar contratos e licitações e atualização do portal de transparência, teria a missão de apresentar um Plano Municipal de Integridade e Transparência Pública, instituindo uma política pública perene e uma cultura de transparência em São José” afirmou o vereador Cryslan, autor da proposta.

A proposta surge no momento em que acaba de ser divulgada um ranking de transparência pela Controladoria Geral da União, que coloca São José em último lugar em transparência da Grande Florianópolis, com nota 7,42.

Comissão muito parecida foi criada em Florianópolis e desempenhou um grande trabalho junto com o Observatório Social, Tribunal de Contas de Santa Catarina, Ministério Público de Contas, Ordem dos Advogados do Brasil, fazendo diversas propostas de melhoria na transparência da Capital dos Catarinenses.

“É uma pena que a Câmara de São José tenha dado esse passo atrás, dado as costas para integridade e transparência na gestão pública. De forma estranha, vereadores que assinaram a proposta inclusive votando contra. Perde e a transparência e perde São José” lamentou o vereador Cryslan.