Blog do Prisco
Destaques

Camilo Martins assume a presidência do Podemos em Santa Catarina

O evento de posse contou com a presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu (SP)

Camilo Martins consolida sua posição como uma das principais lideranças políticas em Santa Catarina ao assumir a presidência da executiva estadual do Podemos. O advogado de Palhoça foi escolhido para presidir o partido justamente no dia da sua filiação, em um evento fechado para autoridades, em Balneário Camboriú, no último sábado (20).

A ascensão de Camilo Martins no cenário político catarinense foi marcada pelos dois mandatos consecutivos como prefeito de Palhoça. O trabalho competente à frente do Executivo municipal foi um dos trunfos na articulação política para eleger o próprio pai, Nazareno Martins, deputado estadual e para fazer seu sucessor, Eduardo Freccia, na majoritária municipal. Recentemente, Camilo comemorou outra vitória política: o início da construção da terceira pista na BR-101, no sentido Norte, em trecho de 15 quilômetros dentro da Grande Florianópolis, fruto da coragem em enfrentar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Arteris Litoral Sul em uma ação civil pública, ajuizada em 2018.

Após receber o convite do colegiado do Podemos e disposto a traçar novos rumos na carreira política, Camilo aceitou o desafio. Em seu discurso de posse, o advogado disse estar honrado e feliz pela confiança. “Vamos fazer um grande trabalho. Queremos construir um projeto vitorioso para o estado de Santa Catarina em 2022”, expressou.

Camilo Martins mencionou o fato de Santa Catarina sempre ser considerado um dos melhores estados do país, mas contextualizou que essa noção se perdeu com o tempo e isso precisa ser resgatado. “Infelizmente, saímos desse trilho. Esse grupo terá uma grande missão. Um partido não se faz sozinho, um lugar melhor pra se viver não se constrói sozinho, então, conto com o apoio de todos, porque juntos podemos transformar Santa Catarina”, enfatizou.

A presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu (SP), reconheceu o trabalho de Camilo enquanto prefeito e deu boas vindas ao novo presidente. “Camilo tem uma grande missão, que não é só fazer do Podemos o maior partido de Santa Catarina, mas por meio dele resgatar a esperança do nosso povo, a esperança na política e a crença de que ela pode ser a ferramenta de transformação social. Tenho certeza de que sua juventude, sua vontade e seu ideal farão esse movimento acontecer”, avaliou a presidente nacional do Podemos.

O ex-deputado federal Paulo Bornhausen, que tomou posse como presidente de honra do Podemos, reforçou o anseio do partido e afirmou que o objetivo é chegar ao Governo do Estado. “Queremos aquilo que nos é de direito, que foi sacado por aqueles que não nos representam. Consideramos que Santa Catarina precisa voltar ao seu caminho natural, a ser líder nacional em qualidade de vida, em desenvolvimento econômico, em probidade. Nosso desejo é um estado melhor para os nossos filhos, para todos nós”, concluiu.

Também participaram do ato a presidente nacional do Podemos Mulher, Marcia Pinheiro; a presidente do Podemos Mulher de Santa Catarina, Emanuella Christian Wolf; os prefeitos Eduardo Freccia (Palhoça), Fabrício Oliveira (Balneário Camboriú) e Emerson Maas (Mafra); e o ex-presidente estadual do Podemos, Waldemar Bornhausen.

Trajetória

Advogado, Camilo Martins tem 41 anos de idade e é procurador concursado da Câmara de Vereadores de Palhoça. Concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2012, aos 33 anos, e assumiu a Prefeitura em 2013.
“Eu sempre tive um sonho de ser prefeito de Palhoça, para poder transformar nossa cidade, levar desenvolvimento para todos os bairros e qualidade de vida para nossa gente, projetando Palhoça no estado de Santa Catarina e no Brasil”, conta.

Gestor é um atributo que define com propriedade a postura do jovem prefeito à frente do Executivo palhocense. Desde o primeiro mandato, Camilo Martins pensou a cidade de uma forma macroestrutural. Transformou a cansada prática de obras pontuais em uma gestão global, e escolheu com precisão cirúrgica a equipe que iria auxiliá-lo a desenvolver a cidade. Os nomes foram escolhidos pela excelência técnica nas áreas que comandavam.

A gestão foi marcada por um modelo inovador e teve reflexos nas urnas. Em 2016, Camilo Martins foi reeleito com inquestionável aprovação popular e a expressiva votação de 51.267 votos, um percentual de 63,12% dos votos válidos – em 2012, foram 24.260 votos, com 58% dos votos válidos. O prefeito também demonstrou todo seu poder de articulação, elegendo todos os aliados políticos na Câmara de Vereadores.