Blog do Prisco
Notícias

Caminhada no Bela Vista e São Cristóvão e bandeiraço na Av. serão as atividades finais da campanha

Uma caminhada no Bela Vista e São Cristóvão, a partir das 9h30min, e bandeiraço na Av. Getúlio Vargas, entre 11h e meio-dia, neste sábado, encerram atos da campanha eleitoral dos candidatos da Coligação Somos Todos Chapecó (DEM, PEN, PMN, PP, PR, PRB, PROS, PSB, PSD, PSDB, PSL, PTB e SOLIDARIEDADE) Luciano Buligon (PSB) e Elio Cella (PR). Nesta sexta-feira, a caminhada aconteceu no Cristo Rei na parte da manhã.

 

No domingo, Luciano Buligon votará pela manhã, no Colégio Marista, às 8h40min, Seção 329. O candidato a Vice-prefeito Elio Francisco Cella votará no Bom Pastor, às 9h40min, Seção 38. Durante o domingo, os candidatos vão intercalar a agenda do dia entre visitas a locais de votação e acompanhamento do processo eleitoral com familiares. Após 16 horas, a concentração será na sede do PSD, proximidades da AABB.

 

Luciano Buligon e Élio Cella avaliaram a campanha como exemplo para o Brasil: “Bonita, limpa, transparente”. Na última quarta-feira, quando do encerramento dos encontros da majoritária, Buligon reconheceu que a dupla – Ele e Cella – pode não ser “das melhores”; contudo, destacou: “Temos o apoio dos melhores, a melhor militância, as melhores bandeiras e a melhor bandeira, a de Chapecó, que é verde e branca”.

 

Além dos candidatos a Prefeito e a Vice, neste domingo, os eleitores chapecoenses escolhem 21 vereadores. Buligon e Élio Cella pedem votos para os 64 candidatos distribuidos em duas coligações. São 14 do PSD, 9 do PSB, 1 do DEM, 1 do PRB, 4 do PSDB, 1 do PTB e 2 do PR, da Coligação Todos Por Chapecó; 20 do PP, 1 do PEN, 2 do Solidariedade, 1 do PROS, 2 do PSL, e 6 do PMN, da Coligação Mais Chapecó.

 

Quem são?

 

Luciano José Buligon (PSB) é natural de Tenente Portela (RS), nascido em 26 de janeiro de 1970, casado com Lucia Leonilda Muller Buligon, três filhos: Isabella, Camila, Hulian. Advogado especialista em Direito Constitucional, graduação em Direito pela URCAMP – Universidade da Região da Campanha – Bagé (RS), pós-graduado pela FIE – Faculdade Exponencial. É Procurador do Município de Chapecó (SC), concursado; foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Chapecó (2007/2009); Procurador da Câmara Municipal de Chapecó (2006/2011); Assessor Jurídico da ACAMOSC – Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina; Procurador do Município de Quilombo (2001/2004); Procurador do Município de Cordilheira Alta (2001/2008); Procurador da Sicoob/Maxicrédito; Ex-sócio da Buligon & Advogados Associados; Professor de pós-graduação em Direito, convidado da UNOESC.

 

Elio Francisco Cella (PR), empresário do Grupo Carboni, eleito vereador em 1992, foi Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente na Administração de Dilso Cecchin e Aldi Berdian. Reeleito em 1996, voltou à Câmara como vereador mais votado em Chapecó. Foi Vice-Prefeito de Chapecó e Prefeito de Chapecó, Diretor da Associação das Revendas Iveco do Brasil, foi presidente da Cooperativa dos Transportadores do Oeste Catarinense (COTRAOCA) entre 1996 e 2000. Nascido em outubro de 1953, é casado com Jane Cella, têm dois filhos, Alecsandro e Amanda, e três netas, Sophia, Sarah e Nadine.

 

Plano de Governo

 

As principais propostas de Luciano Buligon e Elio Francisco Cella foram amplamente expostas durantes a campanha: UPA 24 horas na Efapi; Duplicação da Av. Leopoldo Sander; Incentivo a programa de tecnologias (ChapecóTec); Poupa Tempo nos bairros Efapi e São Pedro; Ampliação e aquisição de novos equipamentos para a usina de alfalto; 80 km de asfalto nos bairros; Programa Água Boa nas comunidades do interior; Praça da Família no São Pedro; Terceira Escola Parque de tempo integral; e regulalização fundiária para 2.500 famílias.

 

Confira algumas diretrizes:

 

Incentivo à agricultura e permanência do jovem no campo.

 

Licenciamento ambiental

Assistência técnica

Inspeção sanitária

Feiras livres

Àgua boa – o projeto água boa já perfurou 17 poços artesianos e beneficiou mais de 1.400 famílias e o nosso compromisso é ampliar o atendimento e zerar esta demanda.

Bônus fiscal

Melhoria da malha viária

Programa sos bezerro + patrulha agrícola

Cadastro ambiental rural

Regularização fundiária

 

Ampliação das vagas nos centros municipais de educação.

 

Mantemos hoje 87 instituições de ensino com mais de 20 mil alunos.

Nos últimos 10 anos, ampliamos em 2.200 as vagas educacionais com a construção e ampliação de novas unidades.

100% das crianças e adolescentes em idade escolar estão na escola.

Temos 38 projetos pedagógicos em execução

Estamos trabalhando forte para integrar a comunidade escolar, com atividades e programas que incentivam a participação dos pais na educação dos filhos e a presença assídua na instituição

 

Mobilidade urbana

 

O plano de mobilidade urbana de chapecó, coordenado pelo Labtrans/UFSC, é referência para todo o estado. Já está em execução.

 

Soluções de habitação para áreas irregulares e famílias de baixa renda.

 

Assumimos esse compromisso com os cidadãos chapecoenses, pois estaremos criando o programa “Bairro Legal”, onde faremos o maior programa de regularização fundiária da história de Chapecó, levando dignidade às pessoas de bem e auxiliando na conquista da tão sonhada escritura de seus terrenos. É assim que se trabalha, é assim que nossos valores são efetivamente considerados. Participando onde temos que participar e não atrapalhando onde não temos que estar.

 

Melhorias no asfalto

 

Nosso governo vai revitalizar a usina municipal de asfalto e, de lá, sairá à matéria-prima para a construção de 80 km de asfalto para levar às comunidades, acabando com o pó e a lama na porta da casa dos chapecoenses. Esse é o nosso compromisso! Otimizar recursos e acabar com o pó e a lama nos bairros.

 

Melhorar o atendimento no Hospital da Criança

 

Os investimentos na melhoria das estruturas de nossas unidades de saúde são constantes. Desde 2005, através de um processo permanente de articulação, muitos recursos foram investidos nesta área.

Neste momento, temos três novas unidades em construção – Belvedere, Cristo Rei e Esplanada. E em breve iniciaremos a construção de mais 3 no loteamento Jardim do Lago (na Efapi), Santo Antônio e Distrito de Alto da Serra.

O serviço de oncologia pediátrica no Hospital da Criança foi uma grande conquista para Chapecó e para a região interna, amenizando o sofrimento de muitas famílias.

E o SARA está auxiliando de forma decisiva para salvar vidas.

 

Alternativas para geração de emprego e renda

 

Criamos legislação específica para o setor, a fim de incentivar o desenvolvimento e incremento de uma nova matriz econômica em Chapecó.

Construção do parque científico e tecnológico chapecó@.

Viabilização do distrito de inovação e tecnologia.

 

Parcerias para implantar ações de segurança pública

 

Ampliação do efetivo da guarda municipal.

Integração das forças de segurança – central de monitoramento junto à Secretaria de Defesa do Cidadão.

 

Criação de parques e revitalização de espaços de lazer.

 

Praça da família no Bairro São Pedro

Aumentar o número de praças de saúde e academias ao ar livre em Chapecó – já são mais de 40.

 

Gestão das contas públicas e equilíbrio financeiro

 

Cortamos na própria carne, reduzindo drasticamente o custeio, os cargos comissionados, as funções de confiança e as horas extras.

Nosso tripé é: reduzir os cursos, não aumentar impostos e ampliar os serviços.