Blog do Prisco
Destaques

Campanha oportuniza pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho

A mobilização é promovida pelas empresas associadas aos sindicatos patronais, do segmento de terceirização nos setores de serviços e segurança privada, em parceria com o Instituto Catarinense de Educação Profissional. O setor também espera com a ação, cumprir a lei federal de cotas para PcD.

A inclusão das pessoas com deficiência é um grande desafio no país. Para ampliar o acesso ao emprego e democratizar as vagas, na década de 1990 foi sancionada a Lei 8.213 que instituiu cotas para PcDs no mercado de trabalho.

Segundo a norma, que segue vigente até os dias atuais, organizações com mais de 100 colaboradores devem cumprir uma cota de ao menos 2% de vagas a pessoas com deficiência, sendo esse número ampliado progressivamente de acordo com o número de empregados.

Com a aprovação da lei, sanou-se o primeiro grande problema, a oportunidade aos PcD. Entretanto, agregou um novo desafio às empresas, a profissionalização e capacitação desses profissionais.

Segundo estudos de 2020, o Brasil possui mais de 35 mil empresas que se enquadram nesta lei, portanto, deveriam gerar mais de 750 mil postos de trabalho para pessoas com deficiência. Contudo, somente 48% destas vagas estavam preenchidas por deficientes, sendo que em 2010 o número era de que apenas 28% das vagas reservadas eram ocupadas por PcD.

Somente em Santa Catarina, são quase 300 mil pessoas com deficiência, mas, muitas delas, não estão trabalhando em um emprego formal, ou buscando capacitações específicas. O desafio é ainda maior no setor de serviços que precisa de mão de obra especializada e possui trabalhos com índice alto de periculosidade ou insalubridade.

O resultado é um grave problema para as empresas que acabam sofrendo com as multas impostas pela legislação e para os profissionais que desejam ingressar na área.

Para tentar equacionar o problema, o Sindicato de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de SC (SEAC-SC) e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de SC (Sindesp-SC), em parceria com o Instituto Catarinense de Educação Profissional lança a campanha “Pessoa com Deficiência no setor de serviços é mais Inclusão”. O mote do projeto é a Captação, Inclusão e Qualificação de Pessoas com Deficiência.

“Nossa ambição é oferecer capacitações de alta qualidade para os colaboradores das empresas associadas, mas também a profissionais PcD’s que desejam ingressar nas empresas do setor de serviços, assim como conscientizar as empresas sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência “, destacou o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares.

As empresas do setor de serviços, através do SEAC-SC e Sindesp-SC, em parceria com o ICAEPS, oferecem vagas gratuitas em cursos de várias especialidades para pessoas com deficiência, como portaria, zelador, higienização, segurança privada, entre outros. Após a conclusão do curso, os profissionais capacitados serão selecionados pelas empresas do setor.

“Buscamos não apenas oferecer uma vaga ao profissional PcD, mas capacitá-lo para exercer as profissões relacionadas ao setor de serviços. Na área de segurança, por exemplo, são 100 bolsas de estudo, que promoverão uma capacitação de alto nível, preparando o profissional para o mercado de segurança privada”, exalta o presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger.

As inscrições para os cursos podem ser realizadas gratuitamente pelo site: www.icaeps.com.br

“Essa é uma campanha que irá marcar a história do setor de serviços no estado. Queremos promover a inclusão e ascensão, capacitando o profissional PCD e, posteriormente, incluí-lo no mercado de trabalho. Vamos assim ajudar esses trabalhadores e também as empresas de todo o estado, destaca o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi.