Blog do Prisco
Coluna do dia

Caos à vista

O tratamento desigual que a proposta de Reforma Previdenciária, enviada pelo governo estadual à Alesc, confere às forças de Segurança pode elevar ainda mais as temperaturas nesta temporada de Verão em Santa Catarina.

Reunidos, quinta-feira, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, 550 policiais civis; entre delegados, peritos do IGP, agentes penitenciários e socioeconômicos decidiram se preparar para deflagrar a chamada operação padrão a partir de 20 de dezembro. Isso caso o Centro Administrativo, através do Iprev, resolva manter o texto originalmente encaminhado ao Parlamento.

Na proposta, consta que Policiais Militares e Bombeiros não serão submetidos à regra da idade mínima para a aposentadoria. Ao contrário das categorias da Polícia Civil.

É grave esta diferenciação e não dá para entender. Até porque, ainda este ano, o mesmo governo prometeu o pagamento de uma gratificação, denominada Iresa, aos civis. Recuou, contudo, depois da pressão de PM’s e Bombeiros, que clamaram por tratamento isonômico!

 

 

 

 

Caminho inverso

Muito bem, agora a situação se inverte e os privilegiados são os militares que compõem as forças de segurança estaduais.

Causa calafrios só de pensar em operação padrão da Polícia Civil se iniciando paralelamente à Temporada de Verão catarinense.

 

 

 

 

Burocracia ao extremo

Basicamente, este tipo de comportamento adotado por servidores públicos antecede greves, tornando mais rigorosos e bem mais lentos os procedimentos de cada setor. Algo que atingiria, em cheio, por óbvio, as estratégias de segurança para as férias, quando o estado costumeiramente recebe milhões de turistas.

 

 

 

 

Indignação

Os policiais civis reunidos na Alesc ressaltaram que compõem uma das melhores, senão a melhor Polícia Civil do Brasil. Na contramão, afirmam que, apesar da excelência do trabalho, a instituição seria uma das menos reconhecidas e valorizadas pelos governantes. O quadro se torna mais delicado considerando-se que o governador Moisés da Silva é coronel aposentado do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Datas

A operação padrão foi marcada para se iniciar no dia 20 de dezembro porque os servidores presentes decidiram aguardar o desfecho de uma reunião que terão com o Instituto de Previdência do Estado, o Iprev, no dia 18. Se o governo assumir outra postura, estabelecendo o tratamento isonômico entre as polícias, o protesto deve ser levado ao freezer. Caso contrário, o caos pode se estabelecer às vésperas das festas de fim de ano.

 

 

 

 

 

Desembarque

O vereador Rodrigo Fachini, de Joinville, protocolou a Ação Declaratória de Justa Causa para desfiliação partidária no Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis. O documento tem anexado provas e evidências de que Fachini, até então filiado ao MDB, tem sido cerceado e tem tido dificuldades em exercer sua função de vereador na sua plenitude.

 

 

 

 

Mordaça

O parlamentar alega que tem sido desrespeitado em suas funções, não podendo expressar a própria opinião. O MDB Joinville tem tentado calar Fachini, o impedindo de falar na tribuna da Câmara de Vereadores durante as sessões ordinárias. Enquanto isso, a direção do partido assistiu a tudo sem se manifestar, sequer Fachini foi chamado para conversar e foi excluído das reuniões da Bancada do MDB. Não há mais clima para a permanência dele no Manda Brasa.

 

 

 

 

 

Pela vida

Foi lançada a Frente Parlamentar Mista contra o Aborto e em Defesa da Vida. O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) aderiu ao novo colegiado e participou do evento de lançamento. “Sou totalmente contrário à cultura da morte. O feto, por mais que seja nas primeiras semanas de gestação, já é uma vida indefesa e delicada e, por isso, merece ainda mais nossa atenção”, argumenta o catarinense.