Blog do Prisco
Notícias Últimas

Capacitações no campo são adaptadas durante a pandemia

Reunião de avaliação de 2021 e planejamento para 2022, em Chapecó.

As adaptações impostas pela pandemia da covid-19 alteraram não apenas as rotinas das empresas urbanas, mas também o dia a dia dos empreendimentos rurais. Responsáveis pela produção do alimento – primordial para a manutenção da vida –, os produtores não interromperam suas atividades durante a crise sanitária e mantiveram o foco em buscar inovação e conhecimento para aplicar em suas atividades econômicas.

O suporte para ampliar a competitividade e promover a competência tecnológica e de gestão das empresas rurais, foi mantido pelo Programa Encadeamento Produtivo desenvolvido pela Aurora Coop, pelo Sebrae e outros parceiros. Protocolos sanitários e novos modelos surgiram neste ano para qualificar, mas com todos os cuidados que o momento exige. Essas iniciativas foram apresentadas durante reunião de avaliação de 2021 e planejamento para 2022, em Chapecó. Participaram representantes do Sistema Aurora Coop, do Sebrae/SC e consultores que aplicam os cursos nos municípios.

Em Mato Grosso do Sul as ações do Encadeamento Produtivo são realizadas com 70 suinocultores cooperados à Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste (Cooasgo). De acordo com a analista técnica do Sebrae/MS, Katia Andrea Müller, os cursos e o acompanhamento dos Times de Excelências tiveram continuidade mesmo durante a pandemia, mas foram adotados todos os cuidados necessários em virtude da crise sanitária e seguido o protocolo base da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com atendimento individual para certificar as propriedades.

“As ações coletivas foram retomadas apenas no segundo semestre de 2021 respeitando as normativas de cada município. Os cursos do Encadeamento Produtivo sempre foram 100% presenciais, mas em função da pandemia realizamos o De Olho na Qualidade Rural de maneira híbrida. Dez propriedades rurais participaram a distância e interagiram simultaneamente nos encontros. As instrutorias foram gravadas e depois disponibilizadas em vídeo para que as famílias pudessem aplicar os conhecimentos. Já as consultorias individuais ocorreram normalmente”, relata Katia. Das 21 propriedades participantes, todas concluíram o curso. Os organizadores observaram que o processo de adaptação ao formado híbrido foi tranquilo aos empresários rurais.

No Rio Grande do Sul, a parceria Sebrae e Aurora Coop é de longa data para o atendimento dos empresários rurais cooperados. De acordo com a gerente regional do Sebrae/RS na região norte, Silvana Berguemmaier, atualmente o Estado está no segundo ciclo do Encadeamento Produtivo. “Nosso trabalho vem de anos, levando conhecimentos, capacitações e consultorias para os produtores rurais integrados. Em 2021, com o impacto da pandemia, reduzimos o ritmo dos treinamentos e retomamos efetivamente a partir da segunda quinzena de setembro com o De Olho, Qualidade Total Rural, ações de sustentabilidade e consultorias de eficiência energética”, destacou.

DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO

O diagnóstico energético em propriedades rurais foi realizado, de setembro a novembro deste ano, com o objetivo de avaliar as condições das instalações elétricas nas propriedades dos cooperados à Aurora Coop e de suas singulares. A intenção foi conscientizar sobre os riscos observados, a utilização segura da energia e identificar oportunidades de economia. Ao todo foram realizadas 222 inspeções em propriedades localizadas em 44 municípios, de seis cooperativas, que resultaram em oito diagnósticos.

De acordo com o engenheiro Aníbal Vargas, 45% das propriedades analisadas podem migrar para a tarifa branca (poço artesiano) e 27% podem solicitar adequação na modalidade tarifária, o que resultará em uma economia média de R$ 1.500 por produtor. “Na análise da qualidade da segurança nas instalações elétricas se observou que 64% são ruins e 34% são razoáveis. Os principais problemas estão relacionados com a falta de aterramento (35%), falta de disjuntor que identifica fugas de energia (27%) e 31% das instalações estão em más condições”, alertou. O diagnóstico também contemplou avaliação sobre o atendimento da concessionária, a eficiência energética, as oportunidades de economia, a utilização de gerador (gasolina ou diesel) e o uso da energia solar.

PARCEIROS

O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.