Blog do Prisco
Notícias

Carmen Zanotto assume seu segundo mandato na Câmara

Nascida em Lages, Carmen Zanotto é graduada em Enfermagem e Obstetrícia, com especializações em Administração Hospitalar e Saúde Pública. Exerceu vários cargos públicos, entre eles a de secretária estadual de Saúde de Santa Catarina. Atualmente, a parlamentar é coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense. Na Câmara dos Deputados, preside as Frentes Parlamentares de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer e da Causa da Diabetes. É vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância.

A pepessista é autora de seis leis, entre quais, a que  determinam que o SUS  ofereça, no prazo máximo de 60 dias, tratamento aos pacientes diagnosticados com câncer e a que obriga o registro compulsório dos casos de câncer em todo o território nacional.

Atuação premiada

Por duas vezes consecutivas, a deputada catarinense foi premiada pelo site Congresso em Foco como uma entre os dez parlamentares mais atuantes do Congresso. Também foi apontada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2018.

Levantamento realizado pela Câmara dos Deputados sobre a atuação legislativa de 2018, por área temática,  Carmen Zanotto aparece em primeiro lugar, com  68 proposições apresentadas na área de saúde. Na legislatura passada, a parlamentar atuou nas Comissões de Seguridade Social e Família, de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e das Pessoas com Deficiência e da Mulher.

Fotos: Agência Câmara/ Arquivo