Blog do Prisco
Notícias Últimas

Caropreso quer mobilzação da ALESC junto ao governo para garantir recursos do orçamento da saúde pública

O Deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), discursou na sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira(25), a respeito da derrubada da Emenda Constitucional que previa o repasse dos 15% para a Saúde em SC.

A ação inicial partiu do Ex Governador Raimundo Colombo (PSD) no final de 2017, no primeiro ano de vigência da Emenda aprovada por unanimidade na ALESC.

A decisão do STF impõe uma série de medidas que a Secretaria de Saúde terá que tomar, pois o orçamento atual prevê gastos bem maiores que os 12% determinados e com isso não poderá prever novos investimentos , ao contrário, deverá prever cortes ou eliminação de despesas, situações estas difíceis de explicar no dia a dia para as pessoas e entidades.

Um alto funcionário da Saúde do estado lhe confidenciou: “Hoje o que temos na Saúde garantidos são os 12% menos 180 milhões que teremos que distribuir com hospitais filantrópicos. Não sei como vamos pagar”.

Caropreso apelou ao Presidente da Comissão de Saúde da ALESC, para encontro com lideranças da Saúde no Estado, e que então se promova um encontro com o Governador Moisés para que este se comprometa com os recursos previstos no orçamento da Saúde para este ano.

O momento, segundo o parlamentar é seguir lutando para assegurar as conquistas políticas , em que pese decisões judiciais falarem contra.

“A Saúde é o nosso bem maior que temos, e não pode apenas servir de discurso, mas necessita de ações político-administrativas efetivas para a sua garantia, arrematou”.

Foto Agência AL