Blog do Prisco
Destaques

“Carreta Agro pelo Brasil” presente na Tecnoeste em Concórdia (SC) a partir desta terça-feira

Veículo itinerante da CNA também marcará presença no Show Tecnológico Coopercampos em Campos Novos na próxima semana

Link chamada com o supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa: https://we.tl/t-amUWamZQjV

 Depois do sucesso no 25º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho, oeste catarinense, a Carreta Agro pelo Brasil receberá o público na Tecnoeste, em Concórdia, também no oeste, a partir desta terça-feira (20), às 8 horas. Lançado recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o veículo destaca as ações do Sistema CNA/Senar e do Sistema Faesc/Senar na feira, que segue até quinta-feira (22), levando tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais.

A carreta foi projetada para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil idealizados para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo (foto), a Carreta Agro pelo Brasil surgiu para valorizar ainda mais o produtor rural de cada região do país. “O acesso ao conhecimento por meio de uma estrutura avançada como essa contribui para o desenvolvimento do agronegócio, tornando-o mais competitivo e eficiente”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa traz importantes diferenciais aos eventos, pois conta com estrutura completa para aperfeiçoar ainda mais as capacitações e orientações aos produtores que passarão pelos eventos. “Trata-se de um investimento fundamental para demonstrarmos os potenciais do setor produtivo de cada região”.

A coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, realça que a Carreta Agro pelo Brasil tornou possível demonstrar de forma didática todas as ações do Programa ATeG, que atualmente atende 10 cadeias produtivas em Santa Catarina (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura, ovinocultura de corte e piscicultura).

CONHEÇA A ESTRUTURA DA CARRETA AGRO

  • Espaço multiuso:destina-se a palestras, reuniões, oficinas e exibição de vídeos institucionais. O painel de vidro lateral pode ser aberto e criar um palco conectado ao público externo.
  • Cozinha experimental:com ambiente destinado à harmonização e degustação de alimentos, o espaço traz uma bancada, equipamentos, utensílios e capacidade para 17 pessoas sentadas.
  • Espaço sensorial: onde os visitantes terão uma experiência única e imersiva a partir de projeções de vídeos e sons impactantes.
  • Estúdio para gravações de entrevistas e lives: o ambiente tem capacidade para até quatro participantes e é equipado com controle de áudio e vídeo, revestimento acústico, microfones e câmeras de última geração. O material produzido pode ser transmitido em tempo real, via internet.
  • Feira de produtos artesanais e tradicionais montada no ambiente externo, para venda de produtos regionais.

PROGRAMAÇÃO CARRETA AGRO NA TECNOESTE

TERÇA-FEIRA – 20/02/2024

ü     08 às 09 horas –  Espaço da Imersão;

ü     09h30 às 10 horas – Como emitir Nota fiscal eletrônica do Produtor Rural, com

Evandro Claudio Alves (SENAR/SC);

ü     14 às 14h40 – Preparação da estação reprodutiva, manejo do carneiro, com Lucas Dacampo (ATeG SENAR/SC) e Tiago Cazella (ATeG SENAR/SC);

ü     15h30 às 16h30 – Oficina: Produção artesanal de linguiça aperitivo de cordeiro, com Klaus Iwes Kindlein (SENAR/SC);

ü     17 às 18 horas – Espaço de Imersão.

QUARTA-FEIRA –  21/02/2024

ü     08h30 às 10 horas – Espaço de Imersão;

ü     11 às 12 horas – Oficina: Produção artesanal de pastel de nata recheado com frango e queijo, com Maria Ivone Fassina Ortolan (SENAR/SC);

ü     14 às 14h40 – Importância do manejo pré-parto para vacas leiteiras, com Ander Renã Téo (ATeG SENAR/SC);

ü     15h30 às 16h30 –  Oficina: Produção artesanal de biscoito de nata com goiabada, com Maria Ivone Fassina Ortolan (SENAR/SC);

ü     17 às 18 horas Espaço de Imersão.

QUINTA-FEIRA – 22/02/2024

ü     08h30 às 09h30 – Espaço de Imersão;

ü     10 às 10h40 – Pontos importantes para melhorar a eficiência reprodutiva em bovinos de corte, com Elivelton Procop C. de Campos (ATeG SENAR/SC)

ü     14 às 14h40 – Suplementação estratégica de bezerros de corte, com Francisco Antonio Filho Piran (ATeG SENAR/SC) e Felipe José Brandelero (ATeG SENAR/SC)

ü     17 às 18 horas Espaço de Imersão

CARRETA AGRO EM SC

Além do 25º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC) e da Tecnoeste, período de 20 a 22 de fevereiro, no IFC em Concórdia, a carreta Agro pelo Brasil estará presente no Show Tecnológico Coopercampos, no período de 27 a 29 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Coopercampos em Campos Novos.