Blog do Prisco
Notícias

Catarinense lança obra médica de referência nacional

Com edição em português e espanhol, o livro valoriza os médicos e a medicina de Santa Catarina

 Obra de referência nacional na área médica será lançada na próxima quarta-feira (26) pelo radiologista catarinense Ademar José de Oliveira Paes Junior, que conta com a participação de médicos renomados de vários Estados e dos principais hospitais do país, como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas de São Paulo e Instituto Nacional do Câncer. O lançamento do livro “Cabeça e Pescoço”, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que tem coautoria do radiologista Rainer Guilherme Haetinger, será no Hotel Majestic, às 20h00min, em Florianópolis.

Pouco ensinada nas universidades durante os cursos de Medicina, a área de diagnóstico em cabeça e pescoço é um verdadeiro território desconhecido a ser desvendado e será facilitada pela obra, que chega para suprir uma lacuna no ensino médico. Existe pouca literatura brasileira na área e esta especialidade vem sendo exigida cada vez mais nos exames do dia-a-dia, principalmente pelo grande desenvolvimento nos últimos anos das especialidades correlacionadas, como otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, endocrinologia, oncologia e todas as demais que prestam assistência ao paciente com doenças nesta região do corpo.

A obra, composta de 22 capítulos e mil páginas de conhecimento, aborda doenças extremamente frequentes, como as de ouvido, nariz, garganta e tireoide, até alterações mais raras, embora graves, como malformações em crianças e reúne desde os fundamentos de anatomia até a revisão de conteúdo na especialidade e os termos cirúrgicos.  A meta da publicação é oferecer aos profissionais da medicina um material de referência para a prática da Radiologia no país, abrangendo todas as áreas da subespecialidade e afins (otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, oncologia, radioterapia, endocrinologia, cirurgia plástica e cirurgia crânio-facial, além de fonoaudiologia e odontologia.).

Médico Catarinense

Ademar José de Oliveira Paes Júnior é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e tem doutorado em Radiologia pelo Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad – HCFMUSP). É diretor de Publicações Científicas da Associação Catarinense de Medicina (ACM); professor convidado da UFSC; responsável pela área de radiologia em cabeça e pescoço da Clínica Imagem e Hospital Baía Sul, em Florianópolis; editor da revista “Arquivos Catarinenses de Medicina”, órgão de divulgação científica da ACM; diretor executivo da Associação Brasileira de Clínicas de Diagnóstico por Imagem, palestrante frequente em congressos nacionais e internacionais e tem inúmeras participações em livros e publicações científicas

Data: 26 de abril de 2017

Local: Hotel Majestic na Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746, Centro – Florianópolis

Horário: 19h30min