Blog do Prisco
Notícias Últimas

CATI de São José firma parceria com a Polícia Civil para atender idosos online

O objetivo é promover o cuidado, fortalecer vínculos com a rede e com a comunidade para prevenir a violência, conforme o Estatuto do Idoso

Uma parceria entre a Polícia Civil, por meio do serviço de psicologia da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI/PCSC) de São José com o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) de São José, oferece grupos online para idosos. O objetivo é promover o cuidado, fortalecer vínculos com a rede e com a comunidade para prevenir a violência, conforme o Estatuto do Idoso.

Além disso, são trabalhadas questões levantadas pelos participantes como a pandemia da Covid-19 e suas consequências para a saúde mental, especialmente para a população idosa.

“A intenção da parceria é orientar os idosos na questão de direitos, qual serviço e onde procurar. A maioria do nosso público de idosos é feminina, sendo também a delegacia da mulher. Assim, podemos orientar melhor o público que já faz parte do serviço, sabendo quais são seus direitos para também passar adiante, para a família, vizinhos, quando vier a precisar”, ressalta o secretário de Assistência Social, Lédio Coelho.

Grupos online

Os grupos acontecem via Whatsapp, sendo adequado ao modelo de trabalho adotado pelo CATI durante a pandemia, e estão sendo ofertados desde abril de 2021. São facilitados pela equipe de estagiários do curso de psicologia da UFSC.

Segundo a Delegada de Polícia, Mardjoli Adorian Valcareggi, atualmente estão em andamento três grupos com encontros semanais compostos cada um por dois facilitadores e seis participantes, com duração média de oito encontros. O serviço é ofertado à população idosa em geral, mas assim como no CATI a grande maioria das participantes são mulheres.

“A parceria com o CATI é fruto de uma busca antiga do serviço de psicologia para promover ações de prevenção junto ao público de idosos”, destaca a Delegada.