Blog do Prisco
Artigos

CEASA/SC: 45 anos de história e desenvolvimento

José Milton Scheffer Deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Hoje, 29 de setembro, celebramos os 45 anos de criação das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina, a CEASA. Ao celebrá-la, homenageamos também a agricultura familiar, os produtores rurais e a agricultura catarinense como um todo, responsável por colocar alimentos de qualidade em nossas mesas e também, gerar emprego, renda e desenvolvimentos econômicos e sociais para Santa Catarina.
A CEASA/SC é uma sociedade de economia mista, fundada em 29 de setembro de 1976, tendo a sua sede inaugurada em março de 1978, ocupando o mesmo espaço até hoje no município de São José. A partir de 1989, passou a ser vinculada à Secretaria da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural e a ter como acionista majoritário o Governo do Estado. Desde então, a empresa se tornou o centro de aproximação e interação entre produtores rurais da agricultura familiar, comerciantes e atacadistas. Ao celebrarmos os 45 anos da CEASA/SC somos inspirados também a recordar o passado, refletir o presente e planejar o futuro.

Recordar significa reconhecer os atores públicos e privados que, com espírito empreendedor e visionário, não mediram esforços para a construção de um espaço físico e logístico para que os produtores rurais pudessem comercializar os seus produtos e abastecer as nossas cidades. A soma de esforços de pessoas comprometidas com o trabalho erigiu uma empresa comprometida com a agricultura e com o produtor rural, e com ela, a missão de fazer com que os alimentos chegassem na mesa dos catarinenses. E aqui rendemos homenagens também à memória do engenheiro agrônomo Érico Frederico Gebler, o primeiro diretor-presidente a Ceasa/SC.

Também é preciso lembrar e louvar os comerciantes, clientes e produtores rurais que tornaram a empresa tão essencial e presente em nossas vidas até hoje.

Refletir sobre a história da CEASA/SC significa também avaliar as três unidades que estão localizadas em São José, Blumenau e Tubarão, e seu papel essencial para os catarinenses no abastecimento de hortifrutigranjeiros, uma vez que a empresa organiza a comercialização desses insumos.
Atualmente são 350 produtores rurais ativos, com 250 espaços (pedras) para comercialização dos seus produtos. Porém, o mais importante, ao é que a CEASA aproxima produtores, comerciantes e atacadistas, garantindo o abastecimento urbano e eliminando o excesso de intermediação e manipulação.
Somente no ano de 2020, a empresa movimentou R$ 861 milhões, com um volume de comercialização anual de 330,67 mil toneladas. Cifras que revelam a importância do segmento.

A CESASA é uma empresa estratégica para Santa Catarina à medida que se destaca pela agricultura familiar, na qualidade de seus produtos e na a garantia de abastecimento dos grandes centros urbanos.
Planejar o futuro é pensar a empresa e com ela dar a devida atenção ao homem do campo e o abastecimento das cidades. Tudo está interligado como um ecossistema que requer investimentos em infraestrutura, tecnologia, gestão e políticas públicas de desenvolvimento rural.
A valorização da CEASA é a valorização de centenas de famílias que fazem do campo um acelerador de desenvolvimento econômico e social. Ela favorece trocas, nela subsiste a vida no campo e na cidade e, por isso, celebrar estes 45 é celebrar uma das mais importantes vocações de Santa Catarina: a agricultura. Parabéns a todos os servidores da CEASA, produtores, boxistas, terceirizados, atacadistas, instituições parceiras e associações. A CEASA é a soma do trabalho de todos vocês!

José Milton Scheffer

Deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina