Blog do Prisco
Manchete

CELOS está no top 5 nacional de melhores operadoras de planos de saúde do segmento

Levantamento realizado pela Agência Nacional de Saúde busca avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde em todo o País

Novamente a CELOS está em destaque no ranking nacional das operadoras com melhor prestação de serviços e estrutura, conforme o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) – 2020, ano base 2019. Hoje a Fundação Celesc de Seguridade Social ocupa o 4° lugar em seu grupo: autogestão de planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, com 20 mil a 99.999 beneficiários.

E não para por aí o bom desempenho. Na categoria planos de saúde, onde há atualmente 853 operadoras ativas, a CELOS está classificada em 30º colocação no IDSS e no indicativo referente a autogestões (planos coletivos empresariais voltados a um grupo fechado de beneficiários) ocupa a 16º posição na qualificação do indicador, junto a 143 operadoras ativas em âmbito nacional.

O ranking é feito pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde e foi publicado em março. O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras, uma das principais iniciativas desenvolvidas pela ANS para o estímulo à qualidade dos planos de saúde.

Transparência e vitrine para os planos de saúde

O Programa de Qualificação das Operadoras da ANS está em aprimoramento contínuo desde a sua primeira divulgação e tem como objetivo aumentar a transparência do setor e permitir as melhores escolhas por parte dos consumidores de planos de saúde. Na plataforma eletrônica, os resultados são apresentados por operadora, incluindo opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológico), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. Ainda, apresenta diversos relatórios consolidados, incluindo o histórico dos resultados do IDSS por operadora desde o ano-base 2008.

Os indicadores analisados são agregados em quatro dimensões (critérios), com pesos distintos: qualidade em atenção à saúde (30%); garantia de acesso (30%); sustentabilidade de mercado (30%) e gestão de processos e regulação (10%). O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras – uma das principais iniciativas desenvolvidas pela ANS para o estímulo à qualidade dos planos de saúde.