Blog do Prisco
Notícias

CELOS faz apresentação no Conselho de Administração da Celesc

A CELOS realizou uma apresentação de cerca de duas horas ao Conselho de Administração da Celesc no dia 13 de dezembro. Além de um histórico da Fundação, foi enfatizado o processo de governança corporativa e controles existentes na fundação. Os investimentos da CELOS também foram enfocados com base nas recentes auditorias realizadas.

“Foi uma apresentação muito positiva, com uma repercussão também positiva por parte da maioria dos conselheiros. Há muito noticiário negativo sobre a CELOS, mas quando temos a oportunidade de demonstrar como é feita a gestão, com transparência e seriedade, todos compreendem que as dificuldades que eventualmente atravessamos estão dentro de contextos bem específicos”, analisou o presidente da CELOS Ademir Zanella.

Os processos de governança, com roteiros rígidos de tramitação e definição de tomadas de decisões sempre de forma coletiva, com envolvimento de técnicos internos e externos foi um dos aspectos apresentados pela CELOS e elogiados pelos conselheiros.

INVESTIMENTOS

Um dos pontos altos foi a apresentação dos dados da auditoria recente da empresa PwC Auditores Independentes, realizada em 38 investimentos da CELOS, que concluiu que os investimentos estão seguindo os padrões e parâmetros técnicos recomendados, e fez algumas indicações de melhorias, referentes ao monitoramento periódico do valor e da liquidez de garantias oferecidas à Fundação.

Foi demonstrada com gráficos a trajetória da política de investimentos que está migrando para um modelo mais conservador, com menor exposição a risco por meio de concentração em títulos públicos. A apresentação detalhou praticamente todos os investimentos, demonstrando o nível de risco existente em cada um deles e a medidas preventivas que a CELOS vem tomando para evitar revezes.

DEFICITS

O equacionamento dos déficits atuariais, que exigem também aportes da Patrocinadora, foram analisados e avaliados os fatores que os causaram, ficando evidente que não se trata apenas de um problema de resultados de investimentos, mas um conjunto de fatores como queda de juros, mudanças de premissas atuariais (tabua de mortalidade), entre outros.

“Foi uma oportunidade de mostrarmos como agimos sempre de forma transparente, dando visibilidade a todos os processos e chamando todos os envolvidos para eles. Acredito que o Conselho entendeu nosso esforço para uma gestão cada vez melhor e que tem buscado exaustivamente resultados para todos os participantes”, finalizou Zanella.