Blog do Prisco
Destaques

 Celta registra aumento no faturamento individual de suas empresas

O valor corresponde ao crescimento de 30% em relação a 2022

 

A Incubadora Celta, vinculada a  Fundação CERTI, registrou em 2023 um crescimento em média de 30% do faturamento individual das empresas que integram seu quadro. “Mesmo com muitas pessoas trabalhando em home office, o movimento demonstra o retorno a uma realidade muito próxima ao que tivemos em períodos pré-pandemia de COVID-19”, garante o diretor executivo Tony Chierighini.

O balanço positivo se repetiu em relação ao aumento do número de empresas, com oito novas incubadas. Atualmente aproximadamente 730 colaboradores trabalham nas 43 startups que compõem o Celta.

Entre as iniciativas, o destaque foi o Arena Celta – programa de pré-incubação direcionado a startups realizado com patrocínio do SEBRAE e que em todas suas edições já tornou 127 empresas aptas a serem incubadas. “Neste ano o Arena Celta foi um sucesso, 26 empresas chegaram à etapa final, todas elas empresas referência em inovação em seu campo de atuação”, ressalta Chierighini.

Entre as empresas incubadas que se graduaram em 2023 o destaque ficou por conta da NanoScooping – fornecedora de nanotecnologia para diferentes segmentos. Integrando o programa nos últimos seis anos, hoje ela já possui sua sede própria em Florianópolis, na Techno Towers – um dos maiores empreendimentos comerciais de Santa Catarina. “Conforme fomos crescendo, a estrutura do Celta nos permitiu ampliar nossa atuação, nos deu alicerce para o crescimento que viria nas próximas etapas”, ressalta Letícia Mazzarino, sócia e diretora técnica da empresa.

Além da graduação, a NanoScopping recebeu neste ano uma série de premiações pelo desenvolvimento do seu trabalho no Prêmio Nacional de Inovação, oferecido pelo CNI – Conselho Nacional da Indústria. Ela foi destaque em quatro categorias e Letícia Mazzarino ainda ganhou uma premiação individual na categoria pesquisador inovador. “A incubadora foi muito importante desde o nosso início, onde como quase todas startups tínhamos dificuldades estruturais. Ela nos ajudou muito, até mesmo com seu network e visibilidade. Este apoio somado ao nosso esforço se traduziu neste reconhecimento do setor”, destaca Mazzarino.

O prestígio do trabalho do Celta junto às empresas graduadas também já vem sendo refletido nas novas incubadas que projetam um futuro promissor para as próximas etapas de seu desenvolvimento. A mais recente delas, a MVP e-solutions – uma autotech dedicada a impulsionar a eletrificação dos veículos – que no início de novembro ingressou no quadro de empresas, tem grande expectativa para o ano de 2024. “Estamos bastante motivados para os próximos meses, para montar nosso plano de negócios e gerar ainda mais interesse dos clientes. Aqui pretendemos estruturar melhor o business plan do negócio e acreditamos que o Celta, com todo seu know-how e credibilidade, tem muito a nos agregar”, finaliza Thiago Motta, CEO e Co-fundador da empresa.

 

Sobre o Arena Celta

 

Realizado em seis semanas, o programa Arena prepara startups para ingressar na Incubadora Celta, com estudo aprofundado em produção, mercado e finanças. Após este período, as empresas se apresentam para uma banca formada por clientes, especialistas e investidores a fim de se tornarem aptas para serem incubadas no Celta. Além disso, dentro da mesma iniciativa, a incubadora promove a Arena na Estrada, evento gratuito – que neste ano ocorreu em Caxias do Sul (RS) e Santarém (PA) – com palestras e workshops para quem deseja aprimorar sua ideia inovadora ou o seu projeto de negócio

Posts relacionados

Santa Catarina colhe os frutos de um agro forte

Redação

PIB de Santa Catarina mantém liderança de crescimento no país

Redação

Jaraguá do Sul apresenta crescimento na geração de empregos

Redação