Blog do Prisco
Destaques

 Celta registra aumento no faturamento individual de suas empresas

O valor corresponde ao crescimento de 30% em relação a 2022

 

A Incubadora Celta, vinculada a  Fundação CERTI, registrou em 2023 um crescimento em média de 30% do faturamento individual das empresas que integram seu quadro. “Mesmo com muitas pessoas trabalhando em home office, o movimento demonstra o retorno a uma realidade muito próxima ao que tivemos em períodos pré-pandemia de COVID-19”, garante o diretor executivo Tony Chierighini.

O balanço positivo se repetiu em relação ao aumento do número de empresas, com oito novas incubadas. Atualmente aproximadamente 730 colaboradores trabalham nas 43 startups que compõem o Celta.

Entre as iniciativas, o destaque foi o Arena Celta – programa de pré-incubação direcionado a startups realizado com patrocínio do SEBRAE e que em todas suas edições já tornou 127 empresas aptas a serem incubadas. “Neste ano o Arena Celta foi um sucesso, 26 empresas chegaram à etapa final, todas elas empresas referência em inovação em seu campo de atuação”, ressalta Chierighini.

Entre as empresas incubadas que se graduaram em 2023 o destaque ficou por conta da NanoScooping – fornecedora de nanotecnologia para diferentes segmentos. Integrando o programa nos últimos seis anos, hoje ela já possui sua sede própria em Florianópolis, na Techno Towers – um dos maiores empreendimentos comerciais de Santa Catarina. “Conforme fomos crescendo, a estrutura do Celta nos permitiu ampliar nossa atuação, nos deu alicerce para o crescimento que viria nas próximas etapas”, ressalta Letícia Mazzarino, sócia e diretora técnica da empresa.

Além da graduação, a NanoScopping recebeu neste ano uma série de premiações pelo desenvolvimento do seu trabalho no Prêmio Nacional de Inovação, oferecido pelo CNI – Conselho Nacional da Indústria. Ela foi destaque em quatro categorias e Letícia Mazzarino ainda ganhou uma premiação individual na categoria pesquisador inovador. “A incubadora foi muito importante desde o nosso início, onde como quase todas startups tínhamos dificuldades estruturais. Ela nos ajudou muito, até mesmo com seu network e visibilidade. Este apoio somado ao nosso esforço se traduziu neste reconhecimento do setor”, destaca Mazzarino.

O prestígio do trabalho do Celta junto às empresas graduadas também já vem sendo refletido nas novas incubadas que projetam um futuro promissor para as próximas etapas de seu desenvolvimento. A mais recente delas, a MVP e-solutions – uma autotech dedicada a impulsionar a eletrificação dos veículos – que no início de novembro ingressou no quadro de empresas, tem grande expectativa para o ano de 2024. “Estamos bastante motivados para os próximos meses, para montar nosso plano de negócios e gerar ainda mais interesse dos clientes. Aqui pretendemos estruturar melhor o business plan do negócio e acreditamos que o Celta, com todo seu know-how e credibilidade, tem muito a nos agregar”, finaliza Thiago Motta, CEO e Co-fundador da empresa.

 

Sobre o Arena Celta

 

Realizado em seis semanas, o programa Arena prepara startups para ingressar na Incubadora Celta, com estudo aprofundado em produção, mercado e finanças. Após este período, as empresas se apresentam para uma banca formada por clientes, especialistas e investidores a fim de se tornarem aptas para serem incubadas no Celta. Além disso, dentro da mesma iniciativa, a incubadora promove a Arena na Estrada, evento gratuito – que neste ano ocorreu em Caxias do Sul (RS) e Santarém (PA) – com palestras e workshops para quem deseja aprimorar sua ideia inovadora ou o seu projeto de negócio