Blog do Prisco
Destaques

Cenário do agronegócio catarinense é destaque nas reuniões regionais da FAESC

Primeiros encontros ocorreram nesta semana em Chapecó, Joaçaba e Lages. Ainda neste mês serão realizados eventos em Ituporanga, Mafra e Braço do Norte

Plano Safra, calendário de feiras, campanha da CNA “Do pequeno ao grande. Do campo pra você”, Marco Temporal, Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Programas de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS), Reforma Tributária e Lei da Mata Atlântica. Esses foram alguns dos assuntos em destaque nas reuniões regionais realizadas nesta semana pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

A programação teve início na segunda-feira, dia 31 de julho, em Chapecó, com a participação de representantes dos Sindicatos Rurais do Oeste e Extremo-Oeste, e seguiu na terça-feira, 1º de agosto pela manhã, com dirigentes do Meio Oeste, em Joaçaba, e no período da tarde, com representantes do Planalto Serrano, em Lages. Ainda neste mês, os eventos ocorrem em Ituporanga, reunindo dirigentes do Vale do Itajaí (10/08), Mafra com representantes do Planalto Norte (11/08) e Braço do Norte com o público-alvo da região Sul (18/08).

Os encontros são coordenados pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. As três primeiras reuniões também contaram com a participação dos vice-presidentes da Faesc, Clemerson Pedrozo, Enori Barbieri e Antônio Marcos Pagani de Souza, bem como do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Faesc, Gilmar Zanluchi.

Estiveram presentes os vice-presidentes regionais da Faesc Waldemar Schroeder (extremo-oeste) e Luiz Carlos Travi (Oeste), na reunião de Chapecó, Newton Luiz Bedin (Meio-Oeste) na reunião de Joaçaba, e Márcio Cícero Neves Pamplona (Planalto Serranono encontro em Lages. Os supervisores regionais do Senar/SC, Helder BarbosaGrasiane ViêraJeam Palavro e Stephanye Fanton também participaram. 

O presidente Pedrozo explicou que as reuniões acontecem periodicamente nas sedes microrregionais da Faesc e servem como panorama para ações e atividades do sistema sindical no Estado. “Nos reunimos com as lideranças sindicais, à exemplo do que fazíamos antes da pandemia, para saber como estão as atividades do setor produtivo. Somente indo até a base sabemos como devemos proceder para promover o desenvolvimento nessa classe que tanto nos honra”.

Falou sobre os potenciais das três regiões e realçou que Santa Catarina é um estado pequeno, mas altamente produtivo, gerando excedentes exportáveis em praticamente todas as áreas. “As reuniões regionais representam importantes momentos para recebermos reinvindicações das bases sindicais e analisarmos quais os pontos devem ser tratados com mais firmeza nas principais cadeias produtivas de cada região”.

PRÓXIMAS REUNIÕES

Região VALE DO ITAJAI: 10 de agosto, 8h30, Clasen Park Hotel, em Ituporanga.

Região PLANALTO NORTE: dia 11 de agosto, na sala de reuniões do Restaurante Espaço Alamos, Gustavo Adolfo Friedrich, 65, Vila Formosa, Mafra, SC.

Região SUL: dia 18 de agosto, na sala de reuniões da ACIVALE – Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte, Av. Felipe Schmidt, 3041 – Trevo, Braço do Norte – SC.