Blog do Prisco
Coluna do dia

Cenário em Joinville

Cenário em Joinville

A esta altura do campeonato, o cenário pré-eleitoral na maior cidade de Santa Catarina sinaliza para uma tendência de polarização na disputa entre o prefeito Udo Döhler, que vai à reeleição, e o deputado estadual Darci de Matos. É PMDB X PSD ou vice-versa. Nos bastidores, há quem anteveja a possibilidade, remota, de que lá na undécima hora Darci abra caminho para nova candidatura do também deputado estadual Kennedy Nunes, que disputou em 2012.

Por enquanto, o fato é que Darci de Matos está fazendo uma movimentação de reuniões nos bairros para colher sugestões ao plano de governo. Estratégia que também serve para se aproximar da comunidade.  Udo Döhler investiu pesado em Saúde, Educação e Cultura. Vai se basear neste tripé para buscar mais quatro anos à frente do Executivo municipal. Mas enfrenta problemas na questão estrutural. O prefeito deixou para 2016 as operações tapa-buraco e obras no centro da cidade, mas agora se depara com a escassez de recursos, o que gera desgaste perante a opinião pública.

 

Mais uma

O ex-prefeito Carlito Merss também está se apresentando como pré-candidato pelo PT. Será a sétima vez que ele irá disputar o paço joinvilense. Além do desgaste de estar abrigado na sigla petista, Carlito também acumula intensa reprovação ao seu período à frente da prefeitura de Joinville.

 

Por fora

O PP vai para a eleição em Joinville com o médico Aluisio Vieira, o Doutor Xuxo, que corre por fora. A estratégia também mira em 2018. Se o PP ganha uma cidade como Joinville, Esperidião Amin se fortalece sobremaneira para a próxima eleição estadual. Também por isso, Angela Amin avalia se concorre na Capital.

 

Pés no chão

Em Joinville e em toda Santa Catarina, a campanha eleitoral tende a ser curta, com uma pré-campanha mais longa. Na cidade do Norte, a tendência é que não haja propostas mirabolantes. Os planos devem ser exequíveis. Os pés no chão têm tudo a ver com o momento vivido pelos brasileiros.

 

O ausente

Udo Döhler também deve sentir a ausência de Luiz Henrique da Silveira. O alcaide não tem um perfil de muita negociação e LHS articulava composições e atraía partidos para respaldar o prefeito.

 

Mãos dadas

Até segunda ordem, o PSB de Joinville segue aliado a Udo Döhler, embora o PSD também queira o partido. O deputado Patrício Destro está encarregado de construir a nominata de candidatos a vereador e o vice Rodrigo Coelho das articulações majoritárias. O próprio Coelho pode permanecer na chapa como vice, mas avalia a possibilidade de candidatar-se a vereador como plano b.

 

Mal-estar

A consolidação para que o PSB noive novamente com o PMDB joinvilense passa por Itajaí. Ali, o PMDB tirou Volnei Morastoni do PT e o lançou pré-candidato. Com críticas duras a outro postulante, Paulo Bornhausen, que vem a ser o presidente estadual do PSB. É uma equação que ainda não fechou. Bornhausen está na bronca com o comando estadual do PMDB.