Blog do Prisco
Coluna do dia

Cenário nacional pode influenciar SC

A ida do quase ex-ministro Henrique Meirelles (Fazenda) para o MDB pode mudar o cenário eleitoral em Santa Catarina. Especialmente se considerarmos que o PSD já está fechado com o PSDB. Presidente nacional dos pessedistas, Gilberto Kassab deve ser o candidato a vice na chapa encabeçada por João Doria ao governo de São Paulo.

Os dois estarão com Geraldo Alckmin à Presidência. Chegará um momento em que as divergências entre o presidenciável e o prefeito de São Paulo serão naturalmente superadas. Neste contexto, Meirelles vira uma espécie de curinga no Manda Brasa. Sua chegada ao partido, migrando justamente do PSD, sinaliza claramente que o MDB terá candidato a presidente. Se não for Michel Temer, será Meirelles. Aí cabe perguntar como é que fica o PSDB no Estado, já que Alckmin precisará de palanque em solo catarinense. Se confirmada a investida emedebista na corrida presidencial, complica-se sobremaneira a possibilidade de aliança estadual de MDB e PSDB. Torna-se, na verdade, muito remota.

 

Cabeça de chapa

Pontuando-se  que o senador Paulo Bauer levou uma chamuscada na delação em que é citado como suposto beneficiário de caixa 2, o quadro pode favorecer Napoleão Bernardes com vistas à cabeça de chapa pelos tucanos.

 

Renúncia

O prefeito de Blumenau já anunciou que renuncia no dia 5 de abril e fica à disposição do partido. Evidentemente que haverá obstáculos internos a serem superados pelo blumenauense, mas ele colocou o bloco na rua e está no páreo sucessório.

 

Opções

E o MDB, como fica diante desses hipotéticos encaminhamentos? Teria as opções dos deputados federais Jorginho Mello (PR) e João Paulo Kleinübing (DEM) para duas das quatro vagas majoritárias. Os dois podem até concorrer ao Senado se o candidato a governador pelo MDB for Mauro Mariani. Sobraria uma vaga, muito provavelmente do próprio Manda Brasa, para vice-governador.

 

Faroeste

O PT  divulgou, em suas redes sociais,  fotos de marcas de tiros em ônibus da chamada Caravana de Lula .  Os caravaneiros estavam na estrada na região Centro Sul do Paraná, perto de Laranjeiras do Sul. Ninguém se feriu. Pelas imagens divulgadas, há marcas de tiros na lataria de dois ônibus e também nos vidros.

 

Variáveis

Evidentemente que o caso precisa ser bem investigado. A região onde estavam é remota e nenhuma hipótese pode ser descartada de imediato.

 

Violência

Agora, é inaceitável esse tipo de coisa.  O colunista repudia veementemente a violência, que parece vir numa crescente. E se isso virar prática comum? Outros pré-candidatos também pode ser alvos. E aí, teremos uma campanha na base da bala, do tiro, da violência, de atentados?  Inaceitável.

 

Queda-de-braço

Prevaleceu a força da ala majoritária do PDT catarinense. O apoio a Gelson Merisio (PSD) foi selado, inclusive com a presença do presidente nacional, Carlos Lupi. Prefeita de Bombinhas, que deve ser candidata a deputada estadual,  Ana Paula da Silva, ficou isolada nesse processo interno. Manoel Maneca Dias e Rodrigo Minotto conduziram a nau trabalhista para o projeto majoritário do pessedista.

 

Milho

A gangorra do preço do milho e a constante ameaça de desabastecimento do insumo para a agroindústria catarinense têm pautado vários debates no setor. É preciso encontrar alternativas e, especialmente, apoio e organização logística do governo federal para que as necessidades de um Estado produtor como Santa Catarina sejam atendidas.