Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Cerimônia Nacional reúne seis estados para a entrega da Bandeira Azul

Balneário Camboriú recebeu representantes de 31 praias e 11 marinas que foram certificadas com o prêmio que destaca a qualidade ambiental e o turismo sustentável

Na última sexta-feira, dia 27 de outubro, o Instituto Ambientes em Rede (IAR) realizou a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul nas dependências da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú (SC). O evento celebrou e reconheceu a qualidade ambiental e o compromisso com o turismo sustentável das áreas certificadas. Neste ano, 42 locais foram agraciados, sendo 31 praias e 11 marinas. Esses locais passaram por rigorosas avaliações conduzidas por um Júri Nacional e Internacional, resultando em sua aprovação para a temporada 2023/2024.

Durante a cerimônia de premiação, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício José Satiro de Oliveira, discorreu sobre a importância da cidade em sediar a cerimônia. “Estamos muito felizes em receber gestores públicos de todas as partes do país para conhecer as nossas belezas naturais e para visualizarem os esforços dos órgãos e entidades para a conquista dessa cobiçada certificação internacional que atesta a qualidade de nossas praias e marinas. Balneário Camboriú tem um importante polo turístico no estado de Santa Catarina, que mantém a economia local, e este reconhecimento valoriza e qualifica ainda mais nosso setor”, pontuou.

Na ocasião, o coordenador geral de parcerias e concessões do Ministério do Turismo, Rafael Costa Morgado, pronunciou-se sobre o reconhecimento e o compromisso continuado das áreas certificadas: “Estamos diante do resultado do esforço coletivo de comunidades, organizações e autoridades locais que compreendem a importância de nossas praias e marinas para o bem-estar do turismo. Ao conquistar a Bandeira Azul, estas praias e marinas não apenas se tornam destinos desejados, mas também demonstram um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Elas se tornam exemplos inspiradores para outros destinos ao redor do mundo”.

Ainda durante a solenidade, o presidente do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, Ricardo Haponiuk, ressaltou o notável crescimento do programa no Brasil. “Destacando a Praia de Itá, situada nas margens do reservatório de Itá (SC), que se torna a pioneira praia de rio a receber a bandeira azul nas Américas. Além disso, na deslumbrante Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos (RJ), celebramos a certificação da Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e a Praia de Ubás, em Iguaba Grande, que se tornam as primeiras praias de lagoa de água salgada a obter a certificação no Brasil. Este feito é um exemplo vívido da rica diversidade das paisagens aquáticas em nosso país”, destacou Haponiuk.

A coordenadora nacional, Leana Bernardi, expressou seu orgulho ao testemunhar o notável crescimento do programa ao longo dos anos. Ela enfatizou o papel fundamental dos gestores das praias e marinas que atendem continuamente a rigorosos critérios para hastear a bandeira azul. Além disso, ressaltou a vocação turística de Balneário Camboriú, destacando a diversidade de atrações e atividades que despertam o interesse dos visitantes. Leana também sublinhou a relevância da Marina Tedesco e do mercado náutico da cidade, enfatizando como as embarcações proporcionam experiências únicas e momentos de lazer aos turistas.

Destaque em educação ambiental

Na mesma cerimônia, o município de Bombinhas conquistou o prêmio de Destaque em Educação Ambiental, reconhecimento atribuído pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul pelo conjunto de atividades realizadas ao longo da temporada 2022/2023 nas praias da Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas. Outros destaques notáveis incluíram a praia do Tombo, no Guarujá (SP), que foi agraciada pelo “Programa Caminhos da Mata”, e a praia do Patacho, em Porto de Pedras (AL), premiada pelo vídeo abordando o tema da poluição. Na categoria de marinas, a Marina Kauai, localizada em Ubatuba (SP), recebeu dois troféus, um em reconhecimento às suas diversas iniciativas e outro em virtude do projeto “Onda Sustentável: Multiplicando o Conhecimento”.

Além disso, o município de Governador Celso Ramos foi distinguido pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul com o terceiro lugar do hemisfério sul na categoria de “Boas Práticas” por sua iniciativa notável de tornar a Praia Grande acessível, proporcionando a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, permitindo que desfrutem do mar com o auxílio de cadeiras adaptadas, apoiadas pelo corpo de guarda-vidas.

Na cerimônia também foram anunciados dois novos membros do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul: a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Ministério de Meio Ambiente. Gestores e representantes das praias e marinas certificadas na temporada também se fizeram presentes para compartilhar sua dedicação ao turismo sustentável e à proteção do ambiente marinho.

As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos 34 critérios estabelecidos pela FEE – Foundation for Environmental Education, fundação internacional responsável pela promoção do programa. Os critérios têm como foco a gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O hasteamento da bandeira azul acontece a partir do dia 01 de novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Neste ano, a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul foi organizada pela Esferamix Eventos, e contou com o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, Marina Tedesco, Rôgga Empreendimentos e Universidade do Vale do Itajaí.

Posts relacionados

Decreto impede realização de eventos de conteúdo sexual ou erótico em espaços públicos de Balneário Camboriú

Redação

Vereador Kaká aprova lei que proíbe publicidade pornográfica em outdoors de Balneário Camboriú

Redação

Definidos municípios que serão inscritos nas próximas edições do Alesc Itinerante

Redação