Blog do Prisco
Manchete

De volta a SC, Jorginho Mello avalia situação das chuvas na Defesa Civil

Foto: Eduardo Valente /GOVSC

No final da tarde deste domingo, 29, o governador Jorginho Mello foi à sede Defesa Civil estadual de SC, em Florianópolis, onde avaliou as informações mais atualizadas sobre as chuvas no estado. O governador chegou ontem do Panamá, após uma viagem de quatro dias, onde liderou uma missão internacional.

De acordo com os técnicos da Defesa Civil, a chuva deste fim de semana foi acima do esperado, principalmente no Extremo-Oeste e Planalto Norte. Os maiores volumes, nas últimas 48 horas, foram registrados em Dionísio Cerqueira (215.8mm), Itaiópolis (187.2mm) e Witmarsum (186.1mm). E com a previsão de mais chuvas nas próximas horas, o governador pede aos moradores que fiquem em alerta.

“A chuva, infelizmente, não quer nos largar. Vamos ter mais uma semana de chuvas intensas. Por isso recomendamos que todas as pessoas que moram perto de encostas, em áreas de risco, fiquem atentas, porque podem ocorrer deslizamentos de terra. Precisamos mais uma vez sair na frente, avisando os catarinenses sobre os riscos e condições do tempo. A nossa Defesa Civil está vigilante acompanhando a situação no estado e precisamos que todos façam a sua parte”, disse o governador.

:: Chuvas em SC: perdas na agricultura ultrapassam R$ 1,6 bilhão

O comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza, reiterou a fala do governador e reforçou que o momento é de precaução: “São volumes de chuva que tem surpreendido. As próximas chuvas podem trazer um grande risco de deslizamentos porque o solo ainda está prejudicado por conta das últimas chuvas. Só neste fim de semana foram registrados deslizamentos em seis municípios de Santa Catarina, felizmente sem vítima”.

:: Governo do Estado reúne BRDE e Banco Mundial para levantar ações de prevenção e respostas aos eventos climáticos

Alerta para temporais

Na madrugada de segunda-feira já podem ocorrer temporais. E tem alertas de chuvas fortes, novamente para terça-feira (31) e quarta-feira (01).

“Por conta dessas chuvas previstas, estamos analisando o nível dos rios, já que muitos tem o escoamento muito lento. A preocupação maior é no Vale do Itajaí. Estamos também acompanhando o comportamento das barragens para avaliar o possível o fechamento de uma das comportas de José Boiteux. A outra comporta está fechada. Toda essa logística é feita de forma controlada, com análise dos nossos técnicos”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Luiz Armando Schroeder.

Durante a reunião o governador também falou sobre a necessidade de recursos substanciais para as dragagens e disse que pretende fazer campanhas para a limpeza dos rios, bueiros e riachos.

“Precisamos e vamos fazer uma grande mobilização para conscientizar a população sobre a importância de manter limpos esses locais. E não vai ser algo pontual, e sim que possamos repetir essas ações muitas e muitas vezes. Quero contar com os gestores municipais”, disse o governador.

No encontro, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), estiveram presentes, representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Semana segue com chuvas e temporais

Após o episódio de chuva intensa e volumosa registrada no estado nos últimos dias, as projeções indicam um novo período com tempo instável com a ocorrência de chuva intensa e temporais, associados à atuação de diferentes sistemas meteorológicos. No decorrer desta segunda-feira (30), a chuva com condição para temporais isolados já deve atingir todas as regiões.

A instabilidade persiste ao longo da terça-feira (31), com condições para chuva fraca e intercalada com períodos de melhoria. Nesse período, os acumulados previstos variam de 50 a 80mm no Grande Oeste, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Planalto Norte, 40 a 60mm no Planalto Sul e de 35 a 50mm nas demais regiões, incluindo Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte com pontuais mais altos.

Na quarta-feira (01/11), a nebulosidade deve se fazer presente em todo estado, com a ocorrência de chuva fraca em áreas do leste. No Grande Oeste, o tempo apresenta períodos de melhoria com sol, mas a partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.