Blog do Prisco
Manchete

CIEE/SC reelege Conselho Administrativo para gestão 2022/2024

Luiz Carlos Floriani foi reconduzido à presidência da entidade

A Assembleia Geral do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC reelegeu nesta sexta-feira (10), em reunião presencial realizada em Joinville, o Conselho Administrativo da entidade. O executivo Luiz Carlos Floriani foi reconduzido ao cargo de presidente do Conselho. O mandato é de três anos. Também foram reeleitos Aroldo Boscheti Sóster e Salomão Matos Sobrinho como vice-presidentes estaduais, além de Ênio Branco.
O CIEE/SC é uma das organizações sociais mais importantes de Santa Catarina, que atua nos programas de estágio e aprendizado para jovens de 14 a 25 de baixa renda. Em 2021, foram beneficiados cerca de 20 mil pessoas no estado.
Após a Assembleia Geral, o CIEE/SC inaugurou o “Espaço Jovem Cidadão” que ampliará o treinamento e qualificação de jovens para a inserção no mercado de trabalho. As novas instalações permitirão atender gratuitamente e presencialmente até 1.600 jovens. Esse número representa o triplo de alunos atendidos atualmente pela Unidade do CIEE/SC em Joinville. O Espaço de três andares oferece salas de aula, auditório e laboratório de informática, que será instalado em 2022.
O programa CIEE Aprendiz visa garantir o direito de jovens à educação e à profissionalização, tornando compatível a coexistência entre o trabalho e o estudo. A Aprendizagem Profissional foi criada por meio da Lei 10.097/2000 que determina a contratação de aprendizes de no mínimo 5% do quadro de pessoal, com jornada de trabalho de 4 a 6 horas, dividida entre atividades práticas na empresa e aulas teóricas no CIEE/SC.
Em 2020, 8.104 jovens foram contratados por 2.574 empresas em Santa Catarina. No ano, 1.679 aprendizes se formaram no Programa, que existe há 17 anos no estado. Por conta da pandemia, o treinamento e qualificação também passaram a ser oferecidos por ensino à distância. Entre as áreas de formação estão Aprendiz em Informática, Linha de Produção, Logística, Operador do Comércio, Polivalente da Indústria, Rotinas Administrativas e Atendimento. A capacitação é oferecida por 21 unidades da instituição espalhadas pelo estado.
O CIEE dispõe de um corpo multidisciplinar, composto por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e setores administrativos que dão suporte às necessidades das partes envolvidas no processo. Em Joinville e região existem 27 mil empresas ativas que poderiam ofertar 5.650 vagas de aprendiz. “Há um grande potencial de aprendizado e, por isso, investimento na ampliação da nossa qualificação”, destaca o presidente do Conselho de Administração, Luiz Carlos Floriani.