Blog do Prisco
Destaques

Cobalchini pede providências sobre o marco temporal à AGU

O deputado Valdir Cobalchini (MDB) participou, junto com integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense, de reunião com o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, onde pediu empenho do Governo Federal na solução da questão do marco temporal das terras indígenas. Hoje existe uma insegurança, já que Congresso Nacional e STF divergem sobre o assunto.

O Supremo Tribunal Federal, recentemente, formou maioria por não reconhecer a tese do marco temporal que prevê que são terras indígenas apenas aquelas demarcadas ou em demarcação até a promulgação da Constituição de 1988. O Congresso Nacional, por sua vez, aprovou uma lei criando o marco temporal.

O deputado levou sua preocupação, já que essa lei pode ser julgada inconstitucional pelo STF e colocar em risco inúmeras propriedades de agricultores de Santa Catarina. “Não é justo o que está se fazendo com Santa Catarina. Não se pode decidir num gabinete do STF sobre a vida de catarinenses que estão em suas terras, adquiridas de boa-fé, com escritura pública, cujas famílias têm posse há mais de cem anos”, enfatizou o deputado, durante a reunião.

Cobalchini destacou que nessas regiões afetadas pela legislação, Vale do Itajaí e Oeste catarinense, existe harmonia entre agricultores, índios e instituições públicas. “Os ministros do STF precisam se colocar no nosso lugar e conhecer a nossa realidade”, argumentou o deputado. “Se existem conflitos na região Norte ou em outras regiões do País, não é o nosso caso. Santa Catarina não pode ser penalizada”, finalizou.

Na avaliação do deputado, o Governo Federal tem condições de intervir no assunto com a inclusão de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) acabando de vez com a insegurança. “O que existe hoje é uma insegurança na vida de agricultores que não tem nada ver com as brigas políticas e ideológicas que ocorrem em Brasília. Então, é nosso dever, como representantes buscar uma solução definitiva para essa questão”, finalizou Cobalchini.

Posts relacionados

Amin fala em usurpação descarada e autoblindagem em relação a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment

Redação

Defesa da independência do Judiciário marca abertura de encontro nacional promovido pelo CNJ em Florianópolis 

Redação

Ministro Edson Fachin realiza reunião de trabalho no TJSC com 24 presidentes de tribunais

Redação