Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Cofem articula defesa do Sistema S

Assunto foi tema de reunião entre FAESC, FACISC, FAMPESC, FCDL, FECOMÉRCIO, FIESC e FETRANCESC

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) articula campanha em defesa no Sistema S, integrado por SENAI, SESI, SENAC, SESC, SENAR, SENAT e SEST. O COFEM enviou ofício à bancada catarinense em Brasília alertando sobre as medidas anunciadas pelo governo federal, que pretende apropriar-se de verbas do Sistema S para cobrir parte do déficit fiscal.

cofem sistema s

O ofício, assinado por representantes da FIESC, FAESC, FETRANCESC, FECOMÉRCIO, FACISC, FCDL E FAMPESC, afirma que, se aprovada, a medida, de cunho intervencionista, terá o efeito de interromper os programas executados pelas entidades do Sistema S de todo o País. “Notadamente em educação, qualificação profissional e qualidade de vida do trabalhador, resultando em prejuízos incalculáveis à competitividade, à inovação e à produção industrial brasileiras, já duramente afetadas nos últimos anos pelo elevado custo de produção nacional”, diz o texto da carta.

No documento, as entidades observam que a diminuição dos recursos repassados causará o fechamento de inúmeras unidades em operação em Santa Catarina, dentre elas, escolas de ensino básico e profissionalizante, além da redução de mais de milhares de atendimentos em serviços de saúde e segurança no trabalho, impactando mais de 1,5 milhão de trabalhadores diretamente beneficiados com esses serviços. Além disso, as instituições estimam a demissão de 5 mil colaboradores.

“A utilização de recursos das contribuições do Sistema S para finalidades diversas do financiamento das atividades voltadas ao bem-estar do trabalhador e à educação é ilegal e inconstitucional, representando inaceitável retrocesso social. Registramos que não se trata de recursos públicos, e sim privados, recolhidos pelas empresas para utilização em benefício do setor, dos seus trabalhadores e de suas famílias”, contestam as entidades por meio do ofício.

O COFEM é integrado pela FAESC (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina); FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina); FAMPESC (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina); FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina); FECOMÉRCIO (Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina); FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e FETRANCESC (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Santa Catarina).

Foto: Filipe Scotti, divulgação

 

Posts relacionados

SC bate recorde histórico nas exportações de carne suína e impulsiona desempenho do agronegócio no primeiro semestre

Redação

Maior bloco político do Brasil avança em Santa Catarina

Redação

Santa Catarina propõe Defesa Civil Integrada entre estados do Codesul em parceria com o Banco Mundial

Redação