Blog do Prisco
Destaques

Apresentado plano para etapa final da ponte

A restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está prestes a entrar na etapa final. O Governo do Estado apresentou nesta segunda-feira, 14, a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para executar a última fase dos trabalhos, sem necessidade de licitação diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. O custo referencial para os trabalhos é de R$ 261 milhões (Deinfra/ DNIT).

O Grupo Teixeira Duarte é o mesmo que, neste ano, por meio de sua empresa Empa, concluiu os trabalhos nas torres de sustentação e está realizando a construção das treliças, dentro da fase de construção da chamada ponte segura, estrutura que vai garantir a sustentação do vão central durante o trabalho de restauração. Esta etapa é fundamental para a estabilidade da ponte e permitirá a substituição das barras de olhal e das peças definitivas.

raimundo colombo ponte h luz

A proposta de restauração

A proposta para a última etapa dos trabalhos foi apresentada para a imprensa pelo governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira, secretários de Estado e equipe do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).

“Esta é uma obra emblemática para todos os catarinenses, e de uma complexidade que pode ser comparada com poucas outras. Mas não há porque desistir da restauração, engenheiros dos grupos mais qualificados do mundo comprovaram a segurança do nosso projeto e as condições para sua execução. Nosso trabalho agora é apresentar à sociedade e aos demais poderes a proposta que temos para contratar o Grupo Teixeira Duarte sem licitação. A escolha dessa empresa é uma escolha técnica, bem fundamentada. A empresa conta um amplo portfólio, com grandes obras em diferentes países”, destacou Colombo.

O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, explicou que o Governo do Estado trabalha a proposta contratação direta, simultaneamente, por dispensa de licitação e por inexigibilidade de licitação, garantindo maior segurança jurídica ao processo. Para dispensa de licitação, a obra atende requisitos como restauração de objeto histórico e autenticidade certificada. E para inexigibilidade de licitação, justifica-se diante da inviabilidade de competição, da natureza singular do serviço e da especialização da empresa contratada.

Foto: Júlio Cavalheiro, Secom