Blog do Prisco
Destaques Notícias

Colombo contra a nova CPMF

Em contato com o blog, o governador Raimundo Colombo manifestou-se totalmente contra a proposta do governo federal de ressuscitar a extinta CPMF, agora com nova roupagem sob o pomposo nome de Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS).

colombo contra a CPMFEmbora a nomenclatura seja outra, o percentual que a União deseja abocanhar nas transações bancárias do brasileiro seria o mesmo de outrora: 0.38%. “Por princípio, sou contra a criação de qualquer tipo de imposto. É uma posição inarredável,” pontuou o líder pessedista. Esta semana, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve na Grande Florianópolis, em Biguaçu, inaugurando o novo hospital regional.
Segundo Raimundo Colombo, o assessor de Dilma Rousseff não tocou no assunto, embora a mídia nacional esteja afirmando que ele foi encarregado de buscar o apoio dos governadores para a proposta prosperar. O aceno do Planalto é no sentido de dividir os recursos com os Estados. Evidentemente que neste encaminhamento, o ônus político-eleitoral de uma medida tão impopular e perversa também seria dividido com os mandatários estaduais.

 

ABSURDO

Os industriais catarinenses e brasileiros também já se posicionaram contra a nova CPMF, que deixou de vigorar em 2007. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) emitiram nota conjunta classificando de “absurda” a proposta do governo federal.

COMPETITIVIDADE

De acordo com as entidades industriais, a ressureição da CPMF, se concretizada, vai aumentar custos e tirar ainda mais a competitividade do setor produtivo. O reflexo mais imediato seria outro aumento: o do desemprego.

Foto: arquivo, divulgação