Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo costura

Não faltaram registros, fotográficos e em vídeos, mostrando a descontração de Raimundo Colombo e Esperidião Amin, na sexta-feira, durante a inauguração do radar meteorológico em Chapecó. Além da carona no avião governamental, o ex-governador foi convidado, pelo atual, para almoçar na casa de Gelson Merisio, pré-candidato do PSD ao governo no ano que vem.

Ao mesmo tempo que afaga Amin e seu PP, o governador mantém uma porta aberta convenientemente no PMDB. Recentemente, Colombo entabulou nova rodada de conversas com o prefeito de Joinville, Udo Döhler. O pano de fundo do encontro foi o pleito de 2018. O jogo duplo de Colombo rende narizes torcidos em várias frentes (ele deixa claro, por exemplo, que não engole a candidatura de Mauro Mariani no PMDB), mas escancara que seu projeto pessoal é mesmo a disputa ao Senado.

Em outro viés, também na sexta-feira, o centenário de Joaçaba provocou um encontro inesperado entre o governador (PSD) e o senador Paulo Bauer (PSDB). A coincidência aconteceu no gabinete do prefeito Dioclésio Ragagnini, eleito pelos tucanos, que interromperam duas gestões pessedistas seguidas no município do Meio-Oeste. Foi o primeiro contato entre eles após o PP do deputado federal Esperidião Amin ter anunciado disposição para apoiar a candidatura do PSD ao governo em 2018, trocando de lado, já que em 2014, os pepistas estiveram com Bauer.

 

Vem sempre aqui?

Ao chegar ao local da reunião em Joaçaba, Colombo pareceu surpreso, enquanto o senador manteve o seu característico bom-humor, mas a conversa foi republicana sem nenhuma menção à política eleitoral. O governador e o deputado seguiram viagem, enquanto Bauer aproveitou para circular entre um público estimado em 15 mil pessoas que estavam na praça central da cidade ao som de um grande show com artistas locais e da região, além de uma dupla sertaneja de renome nacional.

 

No comando

Vice-prefeito de Chapecó, Elio Cella, assumiu a prefeitura no sábado. Fica como prefeito em exercício até o dia 4 de setembro.

 

Retrato

Revista Veja desta semana traz uma de suas melhores capas dos últimos tempos e ilustra, com detalhes, como Gilmar Mendes não se emenda. Ele deveria ser político, não ministro do STF.

 

Agronegócio

Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, lidera comitiva catarinense na Expointer, tradicional feira do agronegócio em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

 

Caricato

Ciro Gomes, pelo tom dos discursos, por sua situação geográfica, e pela forma como debocha dos eleitores, pode ser a opção número dois do PT para o pleito do ano que vem, caso, claro, o super guru Lula da Silva não esteja apto para disputar as eleições.

 

Frisson

Vídeo que circula pelas redes sociais, mostrando obras do PT em outros países – foram bilhões do nosso dinheiro enviados a ditadores e similares na América do Sul e na África – está causando frisson. Mostra que os petistas são, sim, competentes. Só quando lhes interessa. Enquanto isso, a BR’s-470 e 280 seguem paradas, assim como outras obras importantes por aqui. A BR-101 Sul, então, até hoje segue inacabada.