Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo critica Barbosa

Colombo critica Barbosa

Raimundo Colombo não usa meias palavras para classificar a escolha do economista Nelson Barbosa como titular do Ministério da Fazenda: “o governo errou.” Ele substitui Joaquim Levy.

Para o governador catarinense, a presidente Dilma, a quem ele segue emprestando apoio pessoal, não atendeu a expectativa do mercado financeiro, que esperava um nome com visão diferenciada da política econômica.

É mais uma derrapada do Planalto, que vê o país afundar e não consegue sair da imobilidade político-administrativa.

Neste contexto, Colombo também não doura a pílula quando o assunto são as perspectivas para 2016. “O quadro (econômico) tende a se agravar.” O governador mostra-se preocupado, sobretudo com a possibilidade de aumento brutal no desemprego, que gera o famoso ciclo vicioso, alimentando a violência e a criminalidade.

Mesmo salientado que é difícil fazer previsões mais precisas, Raimundo Colombo acredita que o país reuniu as condições para chegar em meados do ano que vem no limite. “Vai aumentar o estresse que já existe. As consequências são imprevisíveis.”

DNA

Não foi por acaso que a bolsa despencou e o dólar foi parar nas alturas após o anúncio de Nelson Barbosa para comandar a economia. Ele foi o secretário-executivo da Pasta em boa parte da era “Guido Mantega.” Ou seja, ajudou a construir a desastrosa política econômica que levou o Brasil ao atual abismo.

Conselho

Se pudesse dar um conselho ao novo ministro, Raimundo Colombo diria: “não dá pra continuar gastando mais do que se arrecada. Também é preciso fazer a reforma, urgente, da previdência, estabelecendo um limite de idade para que o trabalhador vista o pijama.”

Dilma e SC

Mesmo com o impeachment a roçar o pescoço de Dilma Rousseff, o governador não muda de posição. Elogia o apoio que a presidente tem dado a Santa Catarina. Frisa que sua relação com ela é pessoal e que não há qualquer tipo de acordo com o PT. Os repasses dos bilhões emprestados pelo governo federal, segundo Colombo, têm sido executados normalmente, mantendo  o ritmo das obras pelo Estado. “Ela trata Santa Catarina com distinção.”

Temporada

Alguns números deste comecinho de temporada de Verão. O consumo de energia já aumentou 10% nos 10 primeiros dias do período que pode ser classificado como “férias.” A prefeitura da Capital está recolhendo 30% a mais de lixo por dia. A expectativa, nos meios empresariais e políticos, é que a chegada dos turistas vai reanimar a economia para o início de 2016, mesmo com um ciclo breve como este.

PV e PPS na Capital

Empresário Fábio Botelho, pré-candidato a prefeito da Capital pelo PV, vem azeitando os canais com o PPS.  Recentemente, ele sentou com o presidente do PPS, Zébio Corrêa, e a secretária-geral da legenda, Telma Bita. As conversas estão adiantadas com vistas a formar uma frente alternativa na disputa eleitoral do ano que vem. Outros partidos também  estão participando das rodadas.

Salários atrasados

A Tractebel Energia S.A. foi intimada a disponibilizar cerca de R$ 2 milhões para serem destinados aos mineiros da Carbonífera Criciúma que estão há três meses sem salário. O dinheiro também deverá cobrir as verbas rescisórias aos mais de 300 trabalhadores demitidos da carbonífera, atualmente em recuperação judicial.