Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo: eleições gerais e constituinte exclusiva

Colombo: eleições gerais e constituinte exclusiva

Em Laguna esta semana para um evento de liberação de recursos, Raimundo Colombo passou a engrossar o coro dos que defendem novas eleições no país. O governador foi taxativo e não falou apenas em novo pleito presidencial. “Nada melhor do que uma eleição geral, para vereador, prefeito, deputado estadual, federal, governador, senador e presidente da República,” defendeu o mandatário catarinense.

Colombo também está pregando a necessidade de uma Assembleia Constituinte para alterar a Constituição da República. “A crise política está contaminando a realidade econômica do país. Há um ambiente muito ruim. As alternativas que vieram até agora são insuficientes. É quase um contra o outro. Perdemos muito com isso,” assinalou ele, salientando com a realização de eleições gerais “vão surgir novas ideias, novas lideranças. Se esse cenário que está aí não tiver um fim, vai acabar comprometendo futuras gerações.”

 

Na carne

Ao defender eleições gerais, Colombo manifesta a disposição de abrir mão de dois anos e três meses de mandato. É um gesto. E por aí pode se avaliar a dimensão e a gravidade da crise política que está tragando a passos largos a economia nacional. Como não poderia se candidatar a governador novamente, talvez o catarinense esteja examinando a possibilidade de uma inserção nacional neste cenário que pede o surgimento de novas lideranças. Em todas as esferas.

 

Golpe

Começa a transparecer que esse movimento por novas eleições é uma malandragem articulada por Lula da Silva. Além de dispensar madame Dilma de forma menos traumática, o fundador do PT teme que possa estar inelegível em 2018. Ou até mesmo preso. Isso sem contar o desgaste colossal que ainda pode se acumular se sua criatura permanecer onde está. Antecipando para outubro, Lula sonha em ser ungido o salvador da pátria. Agora só falta combinar com os russos ou melhor, com os eleitores.

 

Bolha

No ano de 2015, o Tribunal de Contas de Santa Catarina apreciou 5.172 atos de aposentadoria de servidores municipais e estaduais. Considerando o valor médio dos proventos dos servidores, a idade média que o servidor se aposenta e o tempo médio que a pessoa fica recebendo aposentadoria, com base em tabelas do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o impacto financeiro da inspeção efetuada chegará ao montante de R$ 2,95 bilhões nos próximos 24 anos, segundo cálculo realizado pela diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP) do TCE/SC.

 

PMDB em Jaraguá

Por aclamação, o diretório do PMDB de Jaraguá do Sul decidiu que a sigla terá candidato a prefeito no pleito de outubro de 2016. O partido entregou uma carta ao prefeito Dieter Janssen, colocando à disposição os cargos comissionados ocupados na prefeitura, nenhum do primeiro escalão, e também comunicando oficialmente a decisão tomada em colegiado, na qual o prefeito já tinha conhecimento.

 

Tabuleiro

É verdade que os atuais prefeitos terão sérias dificuldades para se reelegerem. Mas também é verdade que os demais concorrentes não terão vida fácil. Com a economia estrangulada, a Lava Jato e a lei que impede doações empresariais nesta campanha, arrumar recursos será uma tarefa hercúlea.