Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo em defesa de Dilma

Colombo em defesa de Dilma

O governador Raimundo Colombo viajou para Brasília na quarta-feira. Ontem a tarde, reuniu-se com ministros e participou do encontro chamado pela presidente Dilma Rousseff com os mandatários estaduais.

O catarinense, que mantém relação de amizade com a petista, foi um dos primeiros a confirmar presença e tem mantido uma defesa ferrenha da atual inquilina do Planalto, fazendo inveja até mesmo a petistas menos convictos. A interlocutores, Colombo revelou que deve fazer parte da linha de frente da tropa de choque da presidente. .

Depois do “rompimento” de Eduardo Cunha (na verdade, ele nunca foi aliado do governo; tirou proveito até onde pôde), o governo trabalha para evitar um segundo semestre desastroso no Congresso. O presidente da Câmara sinaliza que colocará em votação várias matérias que compõem a chamada pauta-bomba; aquelas que acabam gerando mais dificuldades financeiras ao caixa da União.

 

 

A conta

No fundo, Dilma e seu staff pretendem, além de buscar uma blindagem que passaria, também, por evitar o impedimento da ex-mãe do PAC, dividir a conta da crise com os governadores. Se os parlamentares aprovarem projetos que acabem piorando o cenário econômico, as fazendas estaduais também enfrentarão novas dificuldades.

 

 

Fundão

Depois de criar o Fundam em SC, agora Raimundo Colombo sugeriu a Joaquim Levy a criação de um fundo para compensar os Estados pelas perdas a partir da unificação da alíquota de ICMS dos Estados. A proposta é para contemplar Santa Catarina e outros seis estados.

 

 

Aluno e mestre

Professor da UFSC, Luiz Otavio Pimentel, tem entre seus atuais alunos uma figura ilustre da política catarinense: o secretário de Estado da Fazenda Antônio Gavazzoni, que admira o mestre. O homem que tem a chave do cofre estadual intercedeu em favor de Pimentel junto a Raimundo Colombo.

 

 

Subida meteórica

O governador indicou Luiz Pimentel à presidente Dilma Rousseff, em uma ação pontual, pois o catarinense não vem fazendo indicações para cargos federais, que aceitou e nomeou Pimentel para a presidência do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Tudo rápido e silenciosamente.

 

 

Fila zero?

João Paulo Kleinübing, secretário de Estado da Saúde, reuniu os gerentes regionais de Saúde e fez dois pedidos especiais a eles: que levantem o potencial e as especialidades de cada unidade hospitalar e que façam um levantamento detalhado das filas por cirurgia em Santa Catarina.

 

 

Respaldo

Enquanto alguns dos principais cardeais do PMDB Barriga-Verde fizeram questão de fugir da solenidade de posse de Djalma Berger e Cláudio Vignatti na diretoria da Eletrosul, o PT compareceu em bom número. Além dos ex-presidentes da companhia, Milton Mendes e Eurides Mescolotto, o deputado federal Décio Lima marcou presença.