Blog do Prisco
Destaques

Colombo: “O estrago é grande”

Depois de nova reunião com secretários e autoridades na manhã desta segunda-feira, para tratar da crise da carne, Raimundo Colombo gravou um áudio sobre o momento. Segundo o governador, a perspectiva é muito preocupante. “O estrago é grande. Arranha uma imagem que foi construída ao longo de muitos anos,” declarou, referindo-se ao esforço catarinense, de décadas, para conquistar a confiança do mercado internacional.

Colombo lembrou que a proteína animal representa 15% do PIB de Santa Catarina, gerando milhares de empregos. “Temos apenas uma planta averiguada, que faz salsicha em Jaraguá do Sul e é uma filial de empresa paranaense,” destacou o governador, salientando que a primeira preocupação das autoridades é com a qualidade do produto vendido aos consumidores.

A segunda, acrescentou, é com a transparência, “pois se tem algo errado, os envolvidos têm que pagar, mas não pode comprometer a cadeia toda.” E a terceira, revelou o chefe do Executivo, é a interação com o governo federal, que está ocorrendo, abrange as exportações. China, Coreia do Sul e Europa já anunciaram suspensão de carnes brasileira, principalmente das empresas envolvidas no escândalo. “Foi muito duro para abrir mercados e gerar empregos aqui (SC),” lamentou ele.

MOBILIZAÇÃO TOTAL

Participaram da reunião na manhã desta segunda: os secretários da Agricultura, Moacir Sopelsa, da Comunicação, João Debiasi, da Casa Civil, Nelson Serpa e o adjunto da Agricultura, Airton Spies. Também participaram os presidentes da Epagri, Luiz Hesmann, e da Cidasc, Enori Barbieri.

Na quarta, o governador viaja para Brasília onde pretende se reunir com o presidente Michel Temer e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Hoje à tarde, às 17h20min, o governador promove uma reunião para tratar do assunto na Casa da Agronômica. Participam o superintendente do Ministério da Agricultura (MAPA) em SC, Jacir Massi, o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do MAPA, Fernando Luiz Freiberger, a presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes, Irani Peters, e o secretário-geral do Sindicarnes, Ricardo Gouvêa, os presidentes da Associação Catarinense dos Avicultores, José Antônio Ribas Júnior, da Federação da Agricultura, José Zeferino Pedrozo, da Federação das Indústrias, Glauco Côrte, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Walter Dresch, e dos dirigentes da Associação Catarinense dos Supermercados. Pelo governo, participam o secretário Moacir Sopelsa, o secretário-adjunto da Agricultura, Airton Spies, os presidentes da Cidasc, Enori Barbieri, e da Epagri, Luiz Hesmann, e o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Hamilton Farias, e a diretora da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Raquel Bittencourt.