Blog do Prisco
Destaques

Colombo pode ser pressionado a não renunciar

Governador licenciado, Raimundo Colombo recebe a bancada do PSD para um almoço nesta quarta-feira, 21, na Casa d’Agronômica. O mote do convescote é sintonizar os deputados em relação à festa que o PSD dará a Colombo no dia 7 de abril, em Lages, sua terra natal. Consta que ele renunciará ao governo um dia antes, 6  de abril. No dia seguinte, além da homenagem, já seria lançado pré-candidato ao Senado em grande evento partidário na Serra.

Ocorre que o líder do PSD na Alesc, deputado Milton Hobus, deu entrevista nesta terça-feira, 20, à Rádio Mirador, do Alto Vale do Itajaí. E externou grande preocupação com a mudança de rumo do Fundam 2. Colombo passou o segundo semestre de 2017 percorrendo o Estado e anunciando que a nova versão do programa repetiria a original, com os recursos sendo distribuídos às 295 prefeituras de Santa Catarina.

O detalhe é que o governador interino, Eduardo Pinho Moreira,  mudou a rota. Fez um anúncio, que teria surpreendido o próprio Raimundo Colombo, de que os recursos não serão mais para o Fundam 2 e sim para o Pacto por Santa Catarina, sendo aplicado em grandes obras estaduais. O secretário da Fazenda, Paulo Eli, quando assumiu o cargo, deu entrevista ao blogueiro no SBT Meio Dia, dia 22 de fevereiro, quando já sinalizou na direção de que não haveria Fundam 2 (confira no http://blogdoprisco.com.br/recursos-do-fundam-2-para-bancar-pacto-sc-sbt-meio-dia/).

Disse Milton Hobus nesta terça. “O fato é que o Fundam é uma marca do Raimundo Colombo. E ele queria fazer isso. Não é uma prioridade do Eduardo Moreira. Temos que respeitar, mas não concordamos com isso.  Amanhã (quarta, 21) teremos notícia de algum desdobramento. Raimundo Colombo não renunciou, só licenciou, justamente pelo Fundam 2, por causa desse compromisso. Então vamos avaliar partidariamente se ele toma alguma posição diferente em relação à sua renúncia. Até porque, esse é o compromisso dele (Fundam 2) com todos os prefeitos e com o povo de Santa Catarina.” De acordo com o deputado, todos, inclusive Colombo, foram surpreendidos pela decisão de Eduardo Moreira, que não quer o Fundam 2. Não por acaso, o governador licenciado foi ao BNDES, novamente, na semana passada e divulgou um vídeo sobre o assunto. Confira no http://blogdoprisco.com.br/colombo-segue-tentando-liberar-o-fundam-2/.

A rádio também ouviu dois prefeitos do Alto Vale. O azedume é generalizado em relação à mudança do Fundam 2 para Pacto por SC. Com o agravante de que pleitos de deputados e prefeitos do PSD não estão sendo atendidos pelo atual governo. Até mesmo pedidos do governador licenciado não estariam sensibilizando Eduardo Moreira. Isso que o emedebista ainda é governador interino. A preocupação dos pessedistas aumenta quando projetam como será o tratamento se o MDB assumir, de direito, o comando da máquina estadual.

Em sua fala nas ondas da Mirador, o líder do PSD deixa muito claro que o assunto “revisão da renúncia de Colombo” entrará na pauta do ágape desta quarta-feira. O líder lageano pode ser pressionado a rever a decisão para permanecer no Centro Administrativo, o que mudaria drasticamente o cenário pré-eleitoral em Santa Catarina.