Blog do Prisco
Coluna do dia

Coluna do dia

A verdadeira homenagem a LHS

Do polêmico, mas sempre sincero senador Roberto Requião (PMDB-PR), sobre as homenagens ao senador Luiz Henrique da Silveira:  “É tudo conversa fiada. Se quisessem realmente homenageá-lo, teriam votado nele para a presidência da Casa”. O paranaense, com seu estilo folclórico, era amigo de Luiz Henrique e votou no catarinense, que disputou a presidência do Senado, no começo do ano, contra o alagoano Renan Calheiros.

A lealdade de Requião vale uma reflexão. Luiz Henrique da Silveira morreu convencido de que o conterrâneo e correligionário Dário Berger votou em Calheiros. LHS pediu apoio até a Paulo Bauer, para que o tucano “acompanhasse” o voto de Dário, mas o ex-prefeito disfarçou e não se sabe em quem votou. Nunca é demais lembrar que o ex-governador foi decisivo para a eleição de Berger à Câmara Alta.

Nos bastidores, avalia-se que ele votou em Renan por orientação do Planalto e já usando como moeda de troca a investidura de seu irmão, Djalma Berger, na Eletrosul. Como o presidente do Senado e o Planalto entraram em rota de colisão, Dário Berger socorreu-se em Michel Temer para emplacar o irmão. Votando, claro, com o governo nas medidas do arrocho fiscal.

 

 

A fusão e o PMDB

Deputado Gelson Merísio, presidente da Alesc, pode estar cansando de esperar pela manifestação do relator, Valdir Cobalchini (PMDB), sobre o projeto do governo que funde as duas agências reguladoras do Estado. A postura do presidente em exercício do PMDB, que literalmente sentou em cima da matéria, está incomodando o Centro Administrativo. Merísio pode invocar prerrogativa regimental e levar o projeto à votação na semana que vem.

 

 

Ministro em SC

Titular da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, confirmou presença no 43º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e V Encontro Nacional de Jornais do Interior do Brasil, em Florianópolis. O evento começa nesta sexta-feira, 19, e vai até domingo, 21,  no Costão do Santinho Resort, Norte da Ilha de Santa Catarina. Gabas  vai falar sobre o tema “Como o Brasil vê o seu Interior” para uma plateia de mais de 700 participantes.

 

 

MP entra no circuito

O Ministério Público de Santa Catarina enviou ofício à Assembleia, pedindo cópias das notas dos deputados  estaduais em viagens internacionais. O caso estava restrito ao TCE que, em auditoria, apurou que o Parlamento gastou R$ 31 milhões entre 2009 e 2011 nessa rubrica. A Assembleia gaúcha, que tem 15 deputados a mais, gastou R$ 8 milhões no período.

 

 

Previdência

Ex-deputado Renato Hinnig (PMDB) tomou posse ontem na presidência do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev). Ele foi empossado pelo secretário João Matos, que como Hinning, é intimamente ligado ao ex-governador Paulo Afonso Vieira. O Iprev é um dos órgãos vinculados à Secretária de Administração.

 

 

Namoro

Gelson e Merísio e Angela Amin almoçaram, esta semana, na Capital. É o caminho natural das composições em 2016 e 2018. O PMDB deve atrair o PSDB em Florianópolis, enquanto o PP deve fechar com o PSD. Em 2018, o PMDB está cotado para sair da tríplice aliança. Seria substituído pelo PSDB, compondo, ainda, com o PP.

 

 

Ponte eterna

Um representante da American Bridge, empresa Norte Americana que construiu a Ponte Hercílio Luz, na Capital,  voltou a Santa Catarina para discutir detalhes para obras na estrutura. O gerente de operações da empresa americana, Kenneth Farrelly, foi recebido pelo governador Raimundo Colombo na manhã de ontem na cabeceira da ponte, em Florianópolis.

Posts relacionados

Apoio estratégico

Autor

Desafio mundial

leander

Reforma da Previdência

Autor