Blog do Prisco
Coluna do dia

Coluna do Dia

A discrição de Merísio e Gavazzoni

Os dois vêm sendo lembrados como possíveis candidatos do PSD ao governo já em 2018. Costumam atuar em sintonia e com agilidade. E ambos nasceram em Xanxerê, cidade assolada por um dos piores desastres naturais da história de Santa Catarina. Tanto o deputado Gelson Merísio, presidente da Assembleia Legislativa, como Antônio Gavazzoni, secretário deEstado da Fazenda, praticamente se mudaram para a terra natal logo após a tragédia.

E vêm agindo com extrema discrição. Não se vê eles montados em cavalos, tratores, com coletes de Defesa Civil em meio a escombros, muito embora estejam de mangas arregaçadas, atuando fortemente dentro de suas competências e áreas de influência.

A postura denota respeito pela dor da população, daqueles que perderam tudo. Não é hora de tirar proveito político em cima da desgraça alheia. Postura adequada, que só reforça as projeções para a dupla pessedista para eventual futuro político.

 

Projeções em Rio do Sul

Ex-prefeito de Rio do Sul por oito anos, Milton Hobus, vem sendo pressionado, dentro das hostes do PSD, a disputar novamente o cargo em 2016. Evidentemente que ele não descarta de pronto, mas ele está no chamado quinteto do PSD cotado para disputar uma majoritária estadual em 2018: Assim como Hobus, Gavazzoni e Merísio, tambémJoão Paulo Kleinubing e João Rodrigues.

 

Força do PMDB

Além de Milton Hobus estar olhando mais para cima, uma nova candidatura a prefeito da maior cidade do Alto Vale precisa levar em consideração a força do PMDB. Nenhum outro partido, em nenhuma outra região do Estado, é tão forte como o PMDB do Alto Vale, que conta com o deputado federal Rogério Peninha Mendonça, o vice-presidente da Alesc, Aldo Schneider (que vem se destacando na Casa), o secretário João Matos (Administração) e os prefeitos Gariba (Rio do Sul) e Arno Zimmermann, de Ituporanga.

 

Resgate

Importante lembrar que Garibaldi Ayroso, o Gariba, contava com o apoio de Milton Hobus em 2012. O pessedista havia assumido o compromisso, mas acabou apoiando o ex-deputado e correligionário Jorge Teixeira. Gariba, que era vice-prefeito, acabou vencendo o pleito e demonstrando a força do PMDB.

 

Periodicidade

Os oitos deputados da chamada bancada do Sul finalmente conseguiram uma agenda com o governador Raimundo Colombo. O grupo de parlamentares se reuniu esta semana para definir a pauta de reivindicações, que passa, invariavelmente, por Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura.

Também ficou acertado que eles vão pedir que os encontros com o governador ocorram de forma periódica. Colombo vai receber os sulistas no dia 28 e faz mais um movimento para reaglutinar a geleia, que hoje retrata bem a base aliada na Alesc.

 

Globalização do dano

“Xanxerê sofre hoje pelo que não fez, mas pelo que outros fizeram mundo afora, pois a globalização da economia globalizou, também, os danos ambientais.” Frase do senador Luiz Henrique sobre a tragédia no Oeste. LHS, acompanhado de Raimundo Colombo, foi à Xanxerê e Ponte na Serrada na sexta-fei