Blog do Prisco
Coluna do dia

Coluna do dia

Os compromissos de Dalírio

O tucano Dalírio Beber anunciou que vai encampar algumas bandeiras que eram empunhadas por seu antecessor, Luiz Henrique da Silveira. Destaque para o novo pacto federativo, para equilibrar a distribuição de impostos entre as três esferas de poder (federal, estadual e municipal) e para a reforma política, que está em gestação no Congresso Nacional. Mas as primeiras notícias não são animadoras acerca das mexidas no sistema eleitoral. As mudanças podem engessar de vez o processo, concentrar a política definitivamente na mão de quem tem dinheiro, tirar poder do eleitor e afastar o cidadão de vez do universo político.

O tucano catarinense também já avisou que vai defender, com unhas e dentes, os interesses das empresas estaduais de saneamento. Não custa lembrar que Dalírio presidiu a Casan entre 2011 e 2014. Nesse período, ele se engajou na luta pela desoneração dos tributos PIS/PASEP e Cofins pagos pelas companhias de águas estaduais.

Ontem, o novo senador por Santa Catarina tomou posse e já participou da votação acerca da indicação de Luiz Edson Facchin ao Supremo Tribunal Federal (STF). A responsabilidade dele é grande, até porque a lacuna deixada por LHS não será preenchida.

 

 

Comitiva

Prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) liderou comitiva blumenauense para prestigiar o ato de posse de Dalírio Beber ontem no Senado. O alcaide é pupilo do novo senador e acabou sendo beneficiado politicamente em função das circunstâncias (morte de LHS e ascensão do correligionário).

 

 

Nova denúncia no Sul
O Ministério Público de Santa Catarina ofereceu denúncia, já aceita pela Justiça, contra Rogério Cizeski e Gelson Bortoluzzi Ferreira, por crimes cometidos na venda de apartamentos no Edifício Residencial e Comercial Torres de Sevilha Empreendimento Imobiliário Ltda, uma das 72 pessoas jurídicas do grupo econômico liderado pela Criciúma Construções Ltda. Rogério e Gelson atuaram, respectivamente, como sócio-administrador e procurador do Edifício Residencial e Comercial Torres de Sevilha Empreendimento Imobiliário Ltda, em Criciúma. O rombo foi grande no Sul.

 

 

Armas 

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Aldo Schneider (PMDB) apresentou projeto de lei (PL) que obriga todo o agente de segurança privada e patrimonial a usar arma não letal como balas de borracha, bastões, canhões de água e armas de choque.

 

Contra 

Tucano Paulo Bauer nem esperou a reunião-almoço da bancada tucana no Senado, ontem, para anunciar seu voto na sabatina do advogado Luiz Edson Facchin: contra. O causídico foi indicado por Dilma Rousseff, por quem fez campanha aberta em 2010.

 

 

Turismo

Só está faltando o anúncio da indicação do catarinense Vinícius Lummertz para a presidência da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Ele tem o apoio da bancada do PMDB e atualmente é diretor de Políticas de Turismo do ministério de mesmo nome. A articulação, que passou pelo vice-presidente Michel Temer, foi bem sucedida.

 

 

Representação

Depois de  mais uma hora de conversa entre governador e vice, no domingo, ficou acertado que Eduardo Moreira vai representar o Estado em duas viagens internacionais agora em maio. O bate-papo apaziguou os ânimos entre os dois, mas Moreira vai reunir os cardeais do PMDB amanhã, antes de viajar, para definir os rumos da aliança e da coalizão governista.