Blog do Prisco
Coluna do dia

COLUNA DO DIA

Amin ao governo
O deputado federal Esperidião Amin comunicou, pessoalmente, a Gelson Merisio, candidato do PSD ao governo, que ele também pretende disputar na cabeça de chapa. Foi às 11h25min desta sexta-feira, 27. Na prática,  o ex-governador está passando por cima da  moção aprovada pelo PP em agosto do ano passado, indicando aliança entre progressistas e pessedistas.
Merisio informou a Amin que também será candidato, encerrando as conversas entre os dois. O pessedista tem como opção de vice o empresário e vereador de Joinville, Ninfo König, do PSB, aliado de primeira hora. Merisio também tem sob o guarda-chuva de seu projeto outras 10 legendas. Neste contexto, sobraria uma vaga ao Senado, já que a outra é de Raimundo Colombo.
A convenção do PP está marcada para este sábado, 28. Esperidião Amin vai anunciar aos correligionários que está se colocando novamente como candidato ao governo, protocolando seu nome. Encaminhamento que precisa da aprovação dos convencionais. Certamente será uma convenção quentíssima. Sobretudo se deputados e prefeitos do PP entrarem com tudo no circuito para fazer valer o acordo aprovado em 2017. Até segunda ordem, a parcela majoritária do PP prefere manter o acordo com o PSD, mas o discurso de Amin pode incendiar a convenção e virar o jogo.
Na tarde de sexta, ainda no calor da repercussão do anúncio de Amin, o ex-governador reuniu-se com deputados e lideranças do PP para avaliar o quadro.
Aceno ao PSDB
A menos, é claro, que Esperidião Amin chegue ao evento partidário deste sábado tendo se acertado com o PSDB(o que improvável), além do DEM de João Paulo Kleinübing. A conferir os desdobramentos!
Curiosamente, Amin declarou, no início da semana, que faria de tudo para não dividir o antigo PDS (hoje PSD, DEM, PP e parte no PSDB), o que pode fortalecer Mauro Mariani, do MDB! A convenção do PSDB está marcada para o domingo, 29!
Candidatíssimo
Ao colunista, Paulo Bauer reafirmou, sexta-feira, que é candidatíssimo ao governo pelo PSDB. E não arreda o pé.
Reafirmação
Gelson Merisio encaminhou, também na tarde de sexta, uma carta à direção do PP, reafirmando que as duas vagas ofertadas ao partido seguem à disposição dos progressistas. No documento, Merisio reforça que pratica o gesto “em respeito à moção de compromisso aprovada em convenção do PP e ratificada pela bancada pessedista.”
Articulação
Certamente, Esperidião Amin foi influenciado pela articulação de Jorge Konder Bornhausen e de Raimundo Colombo junto a Geraldo Alckmin, o presidenciável tucano. JKB defendeu um chapão com os principais partidos, exceção feita ao MDB, mas sem Merisio na cabeça. Já a Colombo interessa diretamente ver Amin fora do páreo pelo Senado, disputa na qual o progressista é o favorito. Resta saber se haverá algum tipo de intervenção da nacional no ninho tucano catarinense, o que não parece muito provável.
Cartada
O cenário ficará mais claro a partir deste sábado, depois da convenção do PP. O anúncio de Amin, na véspera da convenção, também pode ter um quê de blefe, visando a atrair os tucanos para o chapão de oposição ao MDB. Pode até ser, mas Paulo Bauer não parece nem um pouco inclinado a fechar com o ex-governador.  No domingo, haverá a convenção do PSDB em Joinville. Pelas inconstâncias do quadro estadual, dá pra imaginar que talvez progressistas e tucanos sigam o exemplo do PSD e deixem suas atas abertas. O prazo fatal para as definições de alianças e candidaturas é 5 de agosto. Até lá, muita coisa pode mudar ainda.