Blog do Prisco
Notícias Últimas

Com o lançamento da nova linha profissional, a Döhler Pro, a indústria têxtil catarinense estima dobrar de tamanho nos próximos anos

Com mais de 141 anos de história e há mais de 20 anos atuando no segmento de hotelaria, a Döhler planeja ampliar sua presença no Brasil e um dos focos é o segmento de hospitalidade. Hoje, esse mercado corresponde a 10% dos negócios da empresa, que tem sede em Joinville, Santa Catarina.

A Döhler é hoje uma das maiores e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina e em seu parque fabril de 225 mil m² produz artigos para casa (cama, mesa, banho e decoração), além de tecidos para mobília, indústria de calçados e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar. São cerca de 1.400 toneladas de tecidos produzidas todo o mês (858 milhões de metros de fios por dia), vendidos em todo o Brasil e em mais de 20 países.

Para ampliar a presença no segmento de hospitalidade, a empresa está reposicionando sua marca com o lançamento da Döhler Pro, durante a Equipotel 2023. A marca catarinense montou um stand inovador, que utilizará recursos de Realidade Aumentada para apresentar essas novidades ao mercado.

Durante a feira, que é a mais importante do segmento e acontece entre 19 e 22 de setembro em São Paulo, a Döhler fará o pré-lançamento de uma linha de produtos sustentáveis voltada para o segmento de hospitalidade (hotéis, hospitais, resorts). Um dos principais lançamentos é a cortina Renove, feita a partir de fios de garrafa PET retiradas do meio ambiente.

A empresa deve ampliar o portfólio da família ECO com blackout, colchas e roupas de cama que têm fios reciclados de garrafa PET em sua composição, além de tecidos de decoração para móveis com acabamento vegano de repelência a líquido; toalhas de banho com fibra recuperada e roupas de cama inteligentes que dissipam o suor e oferecem maior conforto térmico.

Sustentabilidade, inclusive, é um dos principais pilares da empresa para o crescimento nos próximos anos. A Döhler estima dobrar de tamanho nos próximos 10 anos e avalia que os produtos ECO terão papel fundamental nesta expansão, considerando a demanda acelerada deste perfil de produto.

“A Döhler já é reconhecida globalmente pela qualidade de seus produtos, pela ética e práticas responsáveis. O que se busca é consolidar a companhia cada vez mais como líder do mercado nacional com focos em inovação e sustentabilidade. Queremos, sobretudo, agregar valor à marca dos nossos clientes e fazer com que seus hóspedes tenham a melhor experiência de hospitalidade”, explica Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da companhia.

Durante a Equipotel, a expectativa é ultrapassar o crescimento registrado em 2022, ano em que a marca catarinense registrou incremento de 50% de vendas em um cenário desafiador pós-pandemia.

Em 2022, as vendas brutas entre os mercados nacional e internacional da Döhler atingiram R$ 770,63 milhões. Com os recentes investimentos em inovação e sustentabilidade, a empresa pretende manter o ritmo de crescimento e ampliar cada vez mais sua participação no mercado nacional. Somente no ano passado, a companhia investiu cerca de R$ 28 milhões em inovação, especialmente em teares e tecnologia de informação.

“Queremos mostrar que estamos na vanguarda. É um caminho disruptivo, com inovação que agrega valor para toda a cadeia. Queremos não só que a Döhler seja reconhecida, mas que o cliente também seja por comprar produtos com alto valor agregado”, reforça Marco Aurélio Braga.

Além disso, a empresa mantém projetos com o apoio da Finep que contemplam, entre outras coisas, o desenvolvimento de tecidos mais sustentáveis e a melhoria nos processos para otimização dos recursos naturais (água e energia).

Economia de água; menos efluentes

A Estamparia Digital da empresa, que já responde por 18% da produção, é um equipamento moderno que quase não usa água nem gera efluente e confere alta definição às estampas. A empresa mantém, ainda, 425 mil m² de reserva arborizada, possui mais de 2,3 mil painéis fotovoltaicos instalados em sua fábrica, sendo um dos maiores parques solares de Santa Catarina e reaproveita 40% de toda a água empregada na produção.

DÖHLER FUTURE: LANÇAMENTOS E INVESTIMENTO EM MARCA

Tecnologia, boas práticas ambientais, muita pesquisa e expertise de mais de 140 anos contribuem para que a DÖHLER entregue ao mercado os melhores e mais sustentáveis produtos têxteis. Para este ano, as novidades que serão apresentados na Equipotel são fruto desse trabalho. Ao todo, serão sete produtos para o portfólio da linha DÖHLER PRO.

CORTINA RENOVE COM FIOS RECICLADOS DE GARRAFA PET
Produto elaborado com 31% de fios de garrafa PET e 69% algodão + poliéster + linho. A cortina da linha Renove Döhler é a primeira do Brasil feita a partir de fios de garrafas PET retiradas do meio ambiente. É produzida por meio da parceria com a Unifi, que possui a marca registrada do fio Repreve®️. É produzida com menor consumo de água e menor geração de efluentes por não passar pelo processo de tingimento. Um metro linear de cortina (1 X 2,80) representa 9,8 garrafas recicladas de 500 ml, contribuindo para a economia circular.

Como a garrafa PET vira cortina: depois de retirada do meio ambiente, a garrafa é lavada, seca e triturada. São retirados todos os contaminantes. O material, então, vira polímero que se transforma em fio Repreve®️. O fio vira tecido da cortina Renove, amiga do meio ambiente.

PRÉ-LANÇAMENTOS

BLACKOUT COM FIOS RECICLADOS DE GARRAFA PET
Produto elaborado com fios de garrafa PET, algodão, poliéster e linho.
Produzida a partir da parceria com a Unifi, que possui a marca registrada do fio Repreve®️, tecnológico e rastreável. Recebe um acabamento para evitar que a luz passe. Além disso, é aplicado antibactericida para evitar formação de fungos/mofo. Recebe, ainda, acabamento com toque aveludado na face do blackout. Sustentável, moderno, tecnológico, resistente, com aspecto natural, sem tingimento e excelente caimento.

COLCHA RENOVE COM FIOS RECICLADOS DE GARRAFA PET
Produto elaborado com fios reciclados de garrafa PET. Tamanhos King e Super king sem emendas. Teares largos e modernos permitem atingir diferentes tamanhos, inclusive acima do padrão de mercado. Possui toque macio.

ROUPA DE CAMA COM FIOS RECICLADOS DE GARRAFA PET
Elaborada com fios reciclados de garrafa PET. Sustentável, moderna, tecnológica, resistente.

TECIDO DE DECORAÇÃO PARA MÓVEIS COM ACABAMENTO VEGANO DE REPELÊNCIA A ÁGUA
Produto sustentável tanto pelo uso de fibras recuperadas para confecção do tecido quanto pelo acabamento de origem vegetal. São fios desfibrados, sem necessidade de tingimento durante o processo de fabricação, uma vez que a cor do tecido vem da combinação das cores dos retalhos usados no processo de transformação do material descartado.

Menor impacto ambiental: o acabamento é feito com 60% de matéria-prima renovável, pois seus componentes são feitos à base de plantas. Isso quer dizer que pode ser recuperado naturalmente ao longo do tempo, sem agredir a natureza.

Produto resistente e impermeável: o único acabamento do mercado para repelência a água de alta durabilidade obtido por meio de fontes renováveis. Reduz o consumo de água e energia em até 25% uma vez que precisa ser menos lavado, sendo de fácil manutenção.

Resistência à abrasão: mesmo que o tecido seja submetido a atritos constantes, não perderá a performance de repelência a líquidos. Ainda tem resistência a rasgo, riscos e marcas.

TOALHA DE BANHO 500 GRAMAS
Produzida com fibra recuperada, ou seja, resíduos têxteis que seriam descartados são recolhidos e classificados. O algodão é desfibrado para confecção de novos fios que se transformam em toalhas. Fio ecologicamente correto com 100% de fibras de algodão reciclado. Disponível na cor branca, apresenta boa absorção, design exclusivo e propósito de economia circular.

ROUPA DE CAMA INTELIGENTE (MAIOR CONFORTO TÉRMICO/ABSORÇÃO DO SUOR)
Tecido com composição mista sendo parte de poliéster 100% reciclado e parte de algodão em mistura íntima, que resulta em maior durabilidade (resistente aos ciclos de lavação). Possui tecnologia CoolMax, fibra com corte transversal de alta performance que canaliza a umidade do corpo, distribui na superfície do tecido, facilitando a evaporação.
Tecido respirável que ajuda a manter a temperatura fresca e seca.
Possui toque leve e suave.
Atende ao desejo dos consumidores por produtos mais sustentáveis
Como é feito o processo: mix variado de tecidos pós-consumo passa por um processo de retirada de componentes (como aviamentos). Depois, o poliéster é retirado, dissolvido e volta ser polímero transparente uma vez que é possível separar o corante. A partir desse polímero, é feito o fio. Com isso, roupas que iriam para o aterro entram novamente na cadeia produtiva e a empresa não precisa extrair recursos naturais.

SOBRE A DÖHLER
Uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina, reconhecida globalmente pela qualidade. Tem 141 anos de história, mais de 3 mil colaboradores e está situada em Joinville (SC). Em seu parque fabril de 225 mil m2 produz artigos para casa (cama, mesa, banho e decoração), além de tecidos para mobília, indústria de calçados e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar. Exporta para mais de 20 países e tem orgulho de fabricar produtos que levam conforto e bem-estar a milhares de pessoas ao redor do mundo.